GIRO POLÍTICO: Prefeito na campanha de presidenciável, o evento da discórdia e prazo de MP a Pazolini encerra amanhã

Sede do MPES

Prazo para prefeito dar esclarecimentos termina amanhã

Termina nesta terça-feira (24) o prazo de cinco dias dado pelo Ministério Público Estadual ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, para que ele dê esclarecimentos sobre as acusações que fez, durante a inauguração de uma escola, de suposta corrupção em contratos do governo. No pedido do MP-ES, Pazolini deverá responder quem são as pessoas envolvidas, quando teria ocorrido a reunião no Palácio Anchieta em que teria ocorrido a suposta prática do crime, entre outras coisas.

A coluna “De Olho no Poder” mostrou, com exclusividade, que a defesa de Pazolini pediu acesso integral à representação protocolada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) no MP, o que foi entregue. Também mostrou que a Polícia Federal encaminhou para a Procuradoria Geral da República (PGR) os documentos entregues por Pazolini na Superintendência por fazerem menção à autoridade com foro especial. A PF precisa de autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para averiguar o material e, se for o caso, abrir investigação.

***

Na terra do adversário

O governador Renato Casagrande fez elogios, em suas redes sociais, à recepção que recebeu em Guaçuí. “Em Guaçuí, nossa ‘Pérola do Caparaó’, a festa foi linda e a recepção super calorosa e inspiradora!”, escreveu Casagrande ao postar um vídeo de um grupo grande de pessoas o recepcionando com balões brancos, na última sexta-feira (20).

No município, Casagrande inaugurou obras para construir calçadas, ciclovias, calçamento rural de São Miguel do Caparaó e Morro do Sabará, além da assinatura de convênio para construção do Centro de Eventos, entrega de equipamentos agrícolas, caminhões, recursos para reforma de escolas e para projetos do Fundo Cidades. “Um ‘sextou’ extraordinário. Obrigado, Guaçuí”, escreveu. Detalhe: Guaçuí é a terra natal do ex-governador Paulo Hartung.

***

Prefeito vai comandar campanha de presidenciável do PROS no ES

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, que preside o Pros no Espírito Santo, vai coordenar no Estado a campanha do presidenciável do seu partido, o influenciador digital e coach Pablo Marçal. Pingo participou do lançamento da pré-candidatura de Marçal em Brasília na última quarta-feira (18).

“Estamos dialogando sobre essa pré-candidatura fora do discurso direita-esquerda e sim para colocar o Brasil pra frente. Irei construir com o Pablo e o PROS uma defesa forte do municipalismo e consequentemente um novo pacto federativo”, disse Pingo.

No Estado, o Pros faz parte da base aliada de Casagrande e deve apoiar o governador caso ele seja candidato à reeleição – o que só falta anunciar publicamente. O Pros estava com o presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), que também é pré-candidato ao governo, mas mudou a rota após mudanças no comando da legenda, conforme noticiou a coluna em março.

***

Evento de Xambinho ainda dá o que falar

A prestação de contas do deputado estadual Alexandre Xambinho (PSC) ainda está rendendo. Após convidar o governador e perder seus cargos comissionados na Assembleia por conta disso – alguns retornaram –, a polêmica agora é na Serra e no PSB.

Isso porque o vereador da Serra Adriano Galinhão (PSB) participou do evento. Muito animado, posou até para fotos levantando suspeitas, nos bastidores, de que poderia apoiar o deputado em sua disputa à reeleição, o que já deixou lideranças socialistas de orelhas em pé.

Galinhão foi o segundo vereador mais votado do município (teve 3.307 votos) e seu nome constaria na lista de pré-candidatos do PSB para as eleições de outubro e fortalecer a chapa. Ainda que não dispute, o PSB conta com o apoio dele no apoio a outros pré-candidatos socialistas. O PSC, partido que abriga Xambinho, declarou apoio à pré-candidatura ao governo do presidente da Ales, Erick Musso.

***

Assumção quer falar por último

O deputado estadual Capitão Assumção apresentou um requerimento para mudar os ritos da prestação de contas do governador na Assembleia. Entre outras coisas, ele quer que seja dado o mesmo tempo para as perguntas dos deputados e a resposta do governador. Hoje, os deputados têm três minutos para fazer as perguntas e o governador tem cinco para responder.

Após a resposta, o deputado tem direito à réplica e o governador tem direito à tréplica. Assumção quer mudar isso também e dar aos deputados o direito de falar por último, com as “considerações finais”.

Outra questão abordada pelo deputado no requerimento à Mesa Diretora é que o governador não fique na tribuna durante a prestação de contas, mas sentado à Mesa ao lado do presidente. “O governador fica na tribuna e os deputados lá embaixo, como se estivessem aparteando. A tribuna é dos deputados”, defendeu Assumção que é oposição a Casagrande.

A próxima prestação de contas do governador está marcada para 15 de setembro.