Posse no MP-ES: cerimônia concorrida, emoção e alfinetadas

A procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, foi reconduzida ontem (02) ao cargo numa cerimônia concorrida, no Centro de Convenções de Vitória, que contou com chefes de Poderes do Estado e de fora, além de familiares, amigos, representantes da sociedade civil e membros do Ministério Público do Espírito Santo.

Luciana foi eleita para comandar o órgão até maio de 2024, numa eleição em chapa única no último mês de fevereiro. Num discurso que chegou a ser interrompido pela emoção, lembrou das decisões difíceis que precisou tomar à frente do órgão durante a pandemia, fez uma defesa da democracia, agradeceu a Deus e a família e pregou unidade no órgão e entre as instituições.

“Uma das mais importante lições da vida é lembrar de ter atitude de gratidão e humildade e saber de onde vem a benção. Assim eu agradeço a Deus por me acompanhar e me abençoar em toda minha trajetória, da qual fazem parte pessoas tão especiais”, disse Luciana, emocionada, que citou os familiares, um por um, com especial dedicação ao marido, Williman, que a acompanha há 28 anos. Os dois filhos e os pais também se fizeram presentes.

A cerimônia durou cerca de duas horas e Luciana recebeu homenagens de diversos juristas e membros do Ministério Público. Ela é a primeira promotora a chegar ao posto. Ao se referir aos pares, a procuradora-geral de Justiça disse que “enquanto líderes que somos, precisamos estar atentos e cuidadosos”. E que desistir não é uma opção para os membros do MP.

Em outro momento do discurso, Luciana subiu o tom da voz para dizer que “o Ministério Público do Espírito Santo em momento algum fechou as suas portas”, sendo aplaudida após a fala. Ela não citou nomes, mas o entendimento foi que seria uma resposta à OAB-ES que no último dia 26 ingressou com um pedido de providências, com liminar, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que o MP-ES realizasse atendimentos presenciais ao público e à advocacia.

“Entramos com esse pedido de providências porque até o momento o MP-ES ainda não retornou o atendimento presencial ao público e à advocacia, permanecendo apenas com o atendimento de forma virtual. Isso é inadmissível, o MPES de portas fechadas!”, disse o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, na ocasião, pedindo ainda que a procuradora fosse processada.

A ação da OAB gerou desconforto no MP-ES que, logo em seguida, publicou uma nota de esclarecimento afirmando que “ao contrário do que foi dito, esclarece que a instituição está de portas abertas e em pleno funcionamento, prestando atendimento ao público e aos profissionais do sistema de Justiça de forma ininterrupta”. Ontem, Rizk não estava presente na cerimônia.

Por duas vezes, a procuradora-geral citou a defesa da democracia em seu discurso. “A Constituição é o nosso alicerce. A democracia, a nossa balizadora. E o povo, a nossa razão de ser”. O que foi complementado pelo discurso do governador, ao final da cerimônia.

Casagrande chamou a chefe do MP de corajosa e determinada e agradeceu pela parceria, principalmente durante os momentos mais críticos da gestão da pandemia. “Em hora nenhuma o Ministério Público vacilou. Na pandemia, ocorreu um debate muito insano, de intolerância, impaciência, desequilíbrio. E tivemos que conduzir esse processo. Em todos os momentos, nós tivemos o MP nos ajudando e colaborando. Luciana é durona, mas é também companheira quando o Estado precisa”, disse Casagrande, alfinetando adversários políticos. O governador também recebeu elogios da procuradora, que o chamou de “grande gestor público e pessoa republicana”.

Luciana com a família

Próxima reunião promete

“Tem mais gente do meu governo aqui na posse da doutora Luciana do que na reunião do secretariado”, brincou Casagrande no evento.

Ausência notada

Chamou a atenção a ausência do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, na posse da procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade. Ele foi representado pelo vice-presidente da Ales, Marcelo Santos. Durante a prestação de contas de Luciana na Ales, semana passada, Erick prometeu entregar o título de cidadã capixaba, já concedido à procuradora, durante a cerimônia de posse. Mas, faltou.

Evitou torta de climão

Pouco antes do início da cerimônia de posse da chefe do MP-ES, o presidente da Ales, Erick Musso, compartilhou um vídeo cobrando do governador que se manifestasse sobre a morte do adolescente Kevin, que morreu na porta do Hospital Infantil de Vila Velha, na madrugada de sábado, após esperar atendimento médico por 4 horas dentro de uma ambulância.

O cerimonial do MP separou os lugares do governador e do representante da Assembleia quase que lado a lado. Apenas a procuradora Elda Spedo ficou entre Casagrande e Marcelo Santos, que foi no lugar de Erick.

Na plateia

O ex-governador Paulo Hartung; o superintendente da Polícia Federal do Estado, Eugênio Ricas; a presidente da Findes, Cris Samorini; o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno; a epidemiologista Ethel Maciel; a técnica de enfermagem Iolanda Brito (primeira vacinada no Estado); o padre Kelder Brandão; o pastor Evaldo da 1ª Igreja Batista da Praia da Costa; a ativista trans Deborah Sabará; diretores dos principais veículos de comunicação, entre outros, prestigiaram a posse da procuradora-geral de Justiça.