Sexta-feira 13: Presidente da Assembleia exonera todos os indicados de Xambinho

Ales: 13 partidos representados

A única sexta-feira 13 do ano começou com a bruxa solta na Assembleia. O presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), exonerou todos os comissionados indicados pelo deputado Alexandre Xambinho (PSC) – até então seu aliado – na Mesa Diretora da Casa.

Segundo o Diário do Legislativo, publicado hoje, foram 12 exonerações, incluindo assessores, supervisores, coordenadora (salário de R$ 7,8 mil) e até um diretor (salário de R$ 11 mil), além de Armando Fontoura Borges, pai do vereador de Vitória Armandinho, aliado de Erick Musso. Interlocutores de Xambinho confirmaram que todos os exonerados eram ligados ao deputado.

O deputado foi pego de surpresa com as exonerações, por ser aliado do presidente da Casa, ter votado nele na eleição da Mesa Diretora e ter ido para o PSC pelas mãos de Erick, que ajudou a montar a chapa do partido. O PSC, inclusive, declarou apoio a Erick, que é pré-candidato ao governo.

Mas, nos bastidores, o motivo das exonerações seria uma retaliação de Erick a Xambinho, após se sentir traído pelas movimentações do aliado na noite de ontem (12). Xambinho realizou uma prestação de contas no bairro Barcelona, na Serra, que contou com a participação do governador Renato Casagrande (PSB). O deputado Renzo Vasconcelos (PSC) também participou do evento.

Segundo militantes que acompanhavam a prestação de contas, Erick chegou a ir até o evento, mas, ao avistar Casagrande, teria voltado da porta. A presença de Casagrande no evento de Xambinho teria sido “lida” pelo presidente como uma sinalização de apoio à reeleição do governador, a quem Erick tem como adversário. Interlocutores de Xambinho disseram que o evento ainda acontecia quando as exonerações já estavam sendo preparadas.

Casagrande foi um dos primeiros a discursar no evento. Cumprimentou os presentes, elogiou o trabalho de Xambinho e citou obras que tem feito na Serra. Logo depois deixou o evento, antes mesmo do discurso do deputado.

Numa fala de 22 minutos, postada na rede social de aliados, Xambinho cita realizações do seu mandato, projetos que indicou ao governo do Estado e que foram acolhidos e agradece ao governador, mas não trata de apoio à reeleição do socialista. Nas redes sociais do deputado há fotos com o governador, mas nenhuma menção a apoio para a reeleição. E isso foi o que deixou a equipe de Xambinho indignada.

“O governador veio prestigiá-lo, afinal, ele é um deputado da base e Erick sabe disso. Xambinho não declarou apoio a ninguém. Eleição não é agora, Erick está antecipando o processo e tomando atitudes precipitadas contra um aliado de primeira hora dele. Criou um grande mal-estar na Ales, até com outros deputados. Ele vai exonerar os comissionados de todos os deputados que aparecerem ao lado do governador?”, questionou um aliado de Xambinho.

Já interlocutores de Erick Musso dizem que, ao pé do ouvido, Xambinho teria dito que o governador poderia contar com ele para a continuidade do trabalho. E que isso teria chegado ao conhecimento do presidente da Ales.

Erick Musso foi procurado pela coluna nesta manhã e questionado sobre o motivo das exonerações e se teria realmente ido até o evento e voltado da porta ao avistar o governador. O presidente ainda não retornou aos contatos da coluna, assim que responder a coluna será atualizada.

Embora interlocutores de Xambinho tenham dito que todos os exonerados eram indicações do deputado, o vereador de Vitória Armandinho Fontoura disse desconhecer que seu pai – um dos exonerados – fosse aliado de Xambinho. “Ele é técnico, tem três cursos de nível superior”. No discurso, Xambinho cumprimentou o pai de Armandinho, que estava presente no evento, e o chamou de amigo.