Força-tarefa derruba pela metade assassinatos em Vila Velha, mas número ainda é alto

De janeiro a maio deste ano o Espírito Santo registrou 405 homicídios no Estado. Sendo que 80 ou 19,7% foram apenas em Vila Velha. O aumento dos crimes em Vila Velha, se comparado ao mesmo período do ano passado, é de 70%, pulou de 47 para 80.

Com relação aos números de todo o Estado, houve uma redução no número de homicídios de 12,3% (de 462 para 405) e o mês de maio foi mais tranquilo, registrando 69 homicídios, 24,1% a menos do que o registrado em abril (91).

Entre os principais municípios da Grande Vitória, Vila Velha é o único com índices tão alarmantes, segundo dados do Observatório de Segurança Pública. Tanto que uma força-tarefa foi criada pela Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) para conter a onda de assassinatos motivados, principalmente, por disputas do tráfico de drogas.

A força-tarefa conta com a participação das polícias Militar e Civil, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal de Vila Velha. O policiamento ostensivo aumentou durante os meses de abril e maio, principalmente por conta do pagamento de escalas extras para policiais atuarem em seus dias de folga, o que levou mais efetivo policial para as ruas.

Além disso, as reuniões das forças de segurança para o monitoramento dos números e casos de crimes passaram a ter intervalos menores, acontecendo agora semanalmente. Embora o índice ainda seja alto, maio já começou a apresentar resultado. Foram 8 homicídios contra 21, em abril. Uma redução de 61,9%. O mês mais violento em Vila Velha foi janeiro, com 22 assassinatos.

Com exceção da região metropolitana, todas as outras regiões do Estado tiveram redução no número de homicídios se comparado aos cinco primeiros meses do ano passado. A maior queda foi registrada na região Noroeste, com redução de 39,7%. Foram 41 homicídios neste ano contra 68 do ano passado.

Em seguida, vem a região Serrana, que registrou 19 assassinatos neste ano contra 28, em 2021 (redução de 32,1%). A região Sul também apresentou uma queda de 20% nos assassinatos, saindo de 45 para 36 crimes. E a região Norte teve uma redução menor, porém não menos significativa. Foram 89 homicídios contra 102 em 2021, uma diminuição de 12,7%.

Já a Grande Vitória registrou 220 homicídios, um a mais que o registrado no ano passado (+0,5%). Com exceção de Vila Velha e Viana, que tiveram aumento nos assassinatos em 70% e 40% respectivamente, os demais municípios reduziram seus números.

Guarapari reduziu em 38%. De 16 crimes registrados nos cinco primeiros meses do ano passado, 10 foram registrados nesse ano. Cariacica teve redução de 34%: caiu de 70 para 46 crimes. Em Vitória e na Serra a redução nos crimes foi mais modesta, em 7% e 4%. A capital registrou dois assassinatos a menos que o registrado no ano passado (27) e na Serra, a mesma coisa: foram 52 crimes contra 54 do ano passado.

30% das mulheres mortas foram vítimas de feminicídio

O Estado registrou 44 assassinatos de mulheres. São cinco a mais (12,8%) se comparado ao mesmo período do ano passado (39). Uma em cada 4 mulheres (ou seja, 25%) foi assassinada em Vila Velha, que registrou 11 desses assassinatos. Do número total de mulheres assassinadas, 13 (30%) foram vítimas de feminicídios. Ou seja, as mulheres foram mortas por questão de gênero, em contextos de violência doméstica.

O registro de feminicídios é, porém, 13,3% menor se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 15 mulheres foram assassinadas por esse motivo. Quem puxou essa queda foi a Grande Vitória, que teve uma redução de 57,1% nesse tipo de crime, caindo de 7 casos para 3.

Região Noroeste também baixou seus números pela metade. Dos 4 casos registrados em 2021, nesse ano foram 2. A Região Sul também baixou de 3 para 2 (-33,3%). Já no Norte, os casos de feminicídio aumentaram 200%: subiu de 1 para 3 crimes e a Região Serrana, que não tinha registrado nenhum tipo desse crime no ano passado, já soma 3.