Ex-deputado Gildevan Fernandes sofre infarto e está internado

O ex-deputado estadual Gildevan Fernandes, pré-candidato a deputado federal pelo PSC, sofreu um infarto na semana passada. Ele foi internado às pressas, passou por um procedimento cirúrgico e continua internado no CTI do Hospital das Clínicas.

Gildevan tomava café com o presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro, na última quinta-feira (30), quando começou a passar mal. “Fui com mais três amigos em dois carros para o PA da Praia do Suá. Depois, ele foi transferido”, disse Carneiro à coluna “De Olho no Poder”. Gildevan teria chegado ao Pronto Atendimento com 92% das artérias obstruídas.

Ele foi levado para o Hospital das Clínicas e teve de implantar três stents – prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, usada para abrir a artéria e evitar que ela entupa novamente. Ele continua internado no CTI do hospital e, segundo Carneiro, está bem e deve ter alta do CTI amanhã (05).

Durante o final de semana ele encaminhou um áudio para um grupo de amigos e disse que estava se recuperando bem. “Depois do susto do infarto e do procedimento com o implante de três stents, a recuperação está cada vez melhor, graças a Deus. Está tudo transcorrendo bem e, brevemente, terei alta, se Deus quiser”, disse Gildevan.

Corrida eleitoral em xeque

Gildevan é pré-candidato a deputado federal pelo PSC e o “susto” com o infarto, às vésperas da campanha, coloca em dúvida se ele vai mesmo continuar na disputa eleitoral.

“Acho difícil. Com três pontes (stents), melhor ficar quieto”, disse um parlamentar que está acompanhando o caso. Já Carneiro, pensa o oposto: “Acho que agora é que ele disputa pra valer, com um coração novo”.

A coluna mostrou mais cedo que a chapa federal do PSC sofreu um desfalque com a saída do delegado Ícaro Ruginski da disputa. Se Gildevan deixar também de concorrer, por motivo de saúde, o PSC vai ter problemas. Gildevan não respondeu aos contatos da coluna feitos ao número de seu celular.

No PSC, são sete homens e quatro mulheres na disputa para federal, entre eles os medalhões: Lauriete, que é deputada federal e vai tentar a reeleição, e Renzo Vasconcelos, que é deputado estadual e vai tentar subir para federal.

O PSC tem outras apostas também, como o comerciante Adonaldo Lopes, que viralizou na internet após se recusar a fechar o estabelecimento durante a pandemia, em 2020, em protesto às medidas restritivas. Segundo a assessoria de Adonaldo, ele seria o nome de consenso dos comerciantes.