Jane Mary na campanha de Audifax: “Mostrar quem realizou melhor”

Jane Mary

A jornalista, escritora e consultora de marketing Jane Mary assina, novamente, a comunicação da campanha do ex-prefeito Audifax Barcelos (Rede). Dessa vez, porém, o desafio é maior: está em jogo o Palácio Anchieta.

A primeira campanha que Jane fez para Audifax foi em 2004, quando ele foi eleito prefeito pela primeira vez. “Voltamos a nos encontrar em 2016, quando Audifax disputava o terceiro mandato. Conseguimos uma vitória histórica sobre o candidato Sérgio Vidigal, que já era considerado eleito. Na eleição para o Senado, em 2018, fizemos juntos a campanha (ao Senado) de Fabiano Contarato, outro case vitorioso que surpreendeu o mercado político e toda a população. Na eleição municipal de 2020, fizemos uma nova parceria, tendo Fábio Duarte como candidato a prefeito. Não obtivemos a vitória eleitoral, mas é inegável a vitória política de Audifax”, contou Jane.

A “vitória histórica” que Jane cita foi a disputa à reeleição, em 2016. Jane entrou no segundo turno da campanha. Audifax estava internado com diagnóstico de uma pneumonia grave. Ele estava atrás, nas pesquisas eleitorais, e o cenário indicava que Sérgio Vidigal, o atual prefeito, seria eleito.

Mas após quase um mês internado, Audifax se recuperou, voltou para a campanha de rua e passou a percorrer a Serra num trio elétrico com o lema “Eu estou vivo!”, levando um discurso pautado na emoção e na espiritualidade (cura milagrosa), dando um ar de propósito divino a sua missão na política. Virou o jogo e ganhou a eleição.

Já a estratégia para essa eleição, Jane não conta. “Eu sou mineira, gosto de trabalhar em silêncio absoluto.” Mas dá dicas sobre o que irá focar: “Dos sete concorrentes até agora cogitados, três são identificados pela população como realizadores – Audifax Barcelos, Renato Casagrande e Guerino Zanon. Como experiência administrativa deve ser um diferencial importante, eu acredito que o desafio vai ser mostrar quem realizou melhor, quem teve o melhor desempenho gerencial, e não quem fez mais”.

Audifax já tem caminhado um pouco nessa linha. Sempre que pode exalta a equipe de governo que montou na última gestão da Serra, os feitos da administração – tendo o Hospital Materno-Infantil sua principal marca – e o resultado: seu índice de aprovação e índices positivos alcançados no município.

Jane sabe, porém, que entre os desafios estará tornar Audifax mais conhecido no interior e tentar se destacar diante de um cenário nacional polarizado que tende a influenciar no Estado. “Audifax foi prefeito por 12 anos na Serra. Durante todo esse tempo se relacionou institucionalmente com Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Dialogou com todos sem nenhum problema. O candidato está convencido que a polarização empobrece o debate, afinal, eleição não é guerra, mas sim uma importante oportunidade de debater ideias, respeitando as diferenças. Divergir é saudável e necessário ao aperfeiçoamento da democracia”, avaliou a marqueteira.