Política

Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor

Ex-presidente cumpre condenação de 8 anos e 6 meses em prisão domiciliar

Leitura: 2 Minutos
Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor Moraes manda Itamaraty suspender passaporte diplomático de Collor
O ex-presidente Fernando Collor
Foto: ABR; Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou suspender o passaporte diplomático do ex-presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992), que cumpre uma condenação por corrupção em prisão domiciliar.

Por se tratar de um documento diplomático, a suspensão depende do Ministério das Relações Exteriores, que foi notificado para cumprir a decisão do STF.

Moraes também mandou a Polícia Federal “proceder às anotações necessárias” de controle migratório para impedir o ex-presidente de deixar o Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Collor conseguiu autorização para cumprir pena em prisão domiciliar por causa da idade – o ex-presidente tem 75 anos – e dos problemas de saúde que enfrenta.

Ele é monitorado por tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas de advogados, de médicos e da família.

Collor cumpre condenação de 8 anos e 6 meses em um processo da Operação Lava Jato.

O ex-presidente foi considerado culpado pelo recebimento de R$ 20 milhões em propinas da UTC Engenharia em troca do direcionamento de contratos de BR Distribuidora.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente usou a influência política para nomear aliados a diretorias estratégicas da BR entre 2010 e 2014, quando era senador.

O objetivo seria viabilizar o esquema de direcionamento de contratos em troca de “comissões” supostamente pagas pela UTC.