Política

Doria diz que vai se vestir de gari e limpar a cidade toda semana

Alguns moradores de rua ficaram revoltados por terem sido retirados do local. Eles foram convidados a ficar em uma quadra para que a ação fosse realizada

Redação Folha Vitória
A foto de Doria vestido de gari foi publicada nas redes sociais Foto: Reprodução Facebook

Em sua primeira agenda pública, o prefeito eleito João Doria (PSDB), vestido de gari, se comprometeu a fazer, pessoalmente, varrição das ruas da cidade de São Paulo uma vez por semana até o fim de sua gestão.

O gesto de Doria simboliza o início do programa Cidade Linda, de ações de zeladoria e limpeza urbana na capital, ao lado de seu secretariado também vestido como gari. "É bom vocês acordarem muito cedo", disse à imprensa. O projeto tem como foco a limpeza de praças, jardins, parques, avenidas e demais espaços públicos, especialmente os que tiverem sido alvo de vândalos ou de pichadores.

O prefeito chegou antes do horário marcado, por volta das 5h50, e praticamente não conseguiu fazer o trabalho de limpeza por causa do assédio da imprensa e da população, que apareceu para apresentar demandas da cidade.

"Toda semana, em todos os eixos, o prefeito estará lá, vestido de gari, ajudando a limpar a cidade (para) demonstrar que é trabalhando que nós vamos limpar a cidade. Em quatro anos, todas as semanas".

Ação

Doria também se comprometeu a ser catador de recicláveis por um dia durante o evento, ao ser abordado por representantes do movimento social Pimp my Carroça.

Em dois momentos, Doria conseguiu participar da atividade, mas em apenas um deles ele varreu três folhas e as colocou em uma pá e, depois, no lixo.

Uma funcionária da limpeza urbana deu um par de luvas para o prefeito, que perguntou se deveria usá-la. Ela respondeu que era para Doria tirar fotos e devolvê-las.

Embora estivesse usando a roupa dos coletores de lixo, Doria não abriu mão de seus itens de luxo e trocou as botas que fazem parte do uniforme por um sapatênis da marca Osklen.

Pontos moeda