Política

Juiz federal determina apreensão de passaporte de Lula e impede viagem do ex-presidente à Etiópia

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, orientou o diretor-geral da PF a dar ciência ao ex-presidente na casa dele, de modo a evitar constrangimentos.

O juiz federal da 10° Vara do DF, Ricardo Leite, determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou na noite desta quinta-feira (25).

O ex-presidente pretendia embarcar na madrugada desta sexta-feira (26) para um encontro de líderes na Etiópia a convite da União Africana, entidade que reúne 54 Estados, e o retorno do país africano estava marcado para 29 de janeiro.

Em nota oficial, o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, comunicou por telefone, na noite desta quinta (25) ao ministro da Justiça, Torquato Jardim, da decisão da Justiça Federal de impedir o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva de sair do país. O ministro orientou Segóvia a dar ciência ao ex-presidente na casa dele, de modo a evitar constrangimentos.

Segóvia foi pego de surpresa por notícias que informavam a determinação de apreensão do passaporte e se mostrou irritado pelo vazamento da informação.

Pontos moeda