Política

Assembleia e Associação de Municípios propõem ações para evitar novas tragédias

Presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa e presidente da Amunes querem estudo para mapear risco e propor medidas em cidades atingidas

Foto: Divulgação/Ales
Marcelo Santos: envolvimento de entidades 

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado vai atuar para que tragédias com as das cidades do Sul do Estado, atingidas pelas chuvas, não aconteçam mais. A ideia é criar um grupo de trabalho para fazer um estudo da situação, descobrir as causas e evitar que elas aconteçam de novo no futuro.

"Queremos que o governo do Estado patrocine um estudo e que possamos envolver Ministério Público, Defensoria, Câmaras de Vereadores, Assembleia, entidades civis para mapear o que causou tudo isso. A gente sabe que houve  uma ocupação desordenada ao longo de décadas e muita gente que perdeu tudo não tem nem o que fazer. O estudo vai apontar essas  direções", disse o presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, deputado Marcelo Santos (PDT).

O deputado também disse que o momento, agora, é de ficar atento e atender as famílias que  sofreram muitas perdas. "A gente sabe que ainda tem previsão de chuvas fortes para esta semana, as populações de Iconha, Vargem Alta, Alfredo Chaves e demais cidades da região ainda correm sério risco, mas na semana que vem precisamos pensar em prevenção, para o futuro".

As ações de prevenção foram decididas depois de uma reunião do presidente da Comissão de Infraestrutura com o presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes) e prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos).


Pontos moeda