Política

Governador Renato Casagrande anuncia primeira etapa do programa Saúde Fácil

No dia 7 de fevereiro terão início as consultas em Colatina

Foto: Foto redes sociais

O governador Renato Casagrande anunciou, nesta sexta-feira (17), o lançamento da primeira etapa do programa Saúde Fácil, com objetivo de reduzir a demanda reprimida dos últimos anos em atendimento especializado no Espírito Santo.

Serão ofertadas 28 mil consultas de especialidades para a região sul do Estado. Os 26 municípios da macrorregião terão atendimentos nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, gastroenterologia e ortopedia, que demandam investimentos da ordem de R$ 840.000,00.

Os atendimentos tiveram início nesta sexta-feira no Centro Regional de Especialidades, que fica na Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (CRECI Cachoeiro). No dia 7 de fevereiro terão início as consultas em Colatina.

Em outubro de ano passado, a Secretaria da Saúde (Sesa) lançou editais para o credenciamento de instituições privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, interessadas em participar do programa. No total, o Governo do Estado investirá R$ 2.634.090,00 para ofertar mais de 87 mil consultas direcionadas às quatro regiões de saúde do Espírito Santo.

Casagrande destacou que, além de reduzir essa demanda reprimida pelos serviços, o programa também visa a dar celeridade ao atendimento especializado. “Estamos anunciando hoje um serviço importante para a saúde pública do Espírito Santo, que é o Saúde Fácil. Estamos credenciando entidades filantrópicas e privadas para que a gente possa prestar serviço de consulta e posteriormente de exames. Mas, neste momento, será de consulta para as pessoas que estão demandando no Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou.

De acordo com o governador, o Saúde Fácil terá início com as consultas em oftalmologia, mas a meta é alcançar as 28 mil consultas anunciadas em várias especialidades. “Isso vai ajudar muito a diminuir a fila. É uma parceria que fazemos para também ajudar os municípios e os capixabas”, acrescentou Casagrande.

Pontos moeda