Política

Marcos do Val diz que invasores das sedes dos Três Poderes foram treinados

O parlamentar, que é especialista em segurança pública, ressaltou ter chegado a essa conclusão após analisar as imagens das invasões

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em entrevista concedida à Rádio Senado na última terça-feira (10), o senador Marcos Do Val (Podemos), do Espírito Santo, afirmou que os invasores que depredaram os prédios dos Três Poderes durante os atos golpistas no Distrito Federal (DF), no último domingo (8), foram treinados e preparados para a ação.

O parlamentar, que é especialista em segurança pública, ressaltou ter chegado a essa conclusão após analisar as imagens das invasões por meio de câmaras de videomonitoramento. Para Do Val, foram utilizadas técnicas e estratégias apenas conhecidas pelas polícias. 

LEIA TAMBÉM: Possibilidade de atos golpistas no ES coloca Segurança Pública em alerta

"Ficou muito claro que houve um treinamento específico para fazer essas invasões. Este modus operandi foi inédito. Estudaram, sabiam exatamente a sala onde estavam os armamentos, sabiam como fazer essa aproximação, escolheram uma data que estava vazio. Então, como eu consegui avaliar, realmente que eles estavam usando de uma técnica, que só quem é o do meio sabe, então alguém que já foi ou esteve como função de polícia repassou esses conhecimentos para esses terroristas", afirmou.

Ainda na entrevista, Do Val  destacou que algumas pessoas pensavam se tratar de uma manifestação pacífica e acabaram contribuindo para o que foi um ataque orquestrado. 

LEIA TAMBÉM: Psol pede que Magno Malta seja incluído em inquérito no STF sobre atos golpista

"Caíram de paraquedas achando que era um protesto tranquilo. Só que quando foram ver, já era com o objetivo de fazer a invasão e depredar tudo e estavam realmente sendo conduzidos pelo extremismo da direita", pontuou.

Por fim, Do Val frisou que a Polícia do Distrito Federal é referência entre as polícias mundiais pela especialização em distúrbios civis e quando começou a agir, resolveu a situação. Na visão do senador,  a eficiência da Polícia Legislativa do Senado, ajudou a evitar que  os danos patrimoniais e históricos fossem maiores.

*Com informações da Rádio Nacional

Pontos moeda