Política

Lula vai participar de conselho petista e de ato de desagravo no Rio, diz Falcão

Redação Folha Vitória

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda, 1º, ao presidente do PT, Rui Falcão, que vai participar do conselho consultivo do partido, marcado para 15 de fevereiro. Falcão disse ainda que o ex-presidente planeja participar do ato de desagravo a ele no Rio de Janeiro, a ser organizado durante o evento de aniversário do PT, entre 26 e 27 de fevereiro.

O conselho consultivo, formado por intelectuais, artistas, governadores e prefeitos de grandes cidades, foi um pedido de Lula, então descontente com os primeiros passos de Nelson Barbosa no ministério da Fazenda. A avaliação era de que o governo seguia preso nas medidas de ajuste fiscal. A crítica segue presente entre petistas. A ideia do conselho é ajudar na elaboração de propostas para estimular a retomada do crescimento econômico a serem encaminhadas ao governo Dilma Rousseff.

O ato de desagravo é uma resposta do PT ao que considera uma "perseguição" do Ministério Público e da mídia ao ex-presidente. Na sexta-feira, 29, Lula e a mulher, Marisa Letícia, foram intimados a depor, na condição de investigados, sobre o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá, no litoral paulista. A Promotoria suspeita que imóvel pertença a Lula. Quando da deflagração da Triplo X, 22ª fase da Lava Jato, na quarta-feira, 27, a Polícia Federal informou ter incluído o tríplex 164-A, supostamente ligado à família de Lula, no rol de imóveis com "alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade".

Nesta segunda-feira, Rui Falcão esteve reunido com Lula, no instituto do ex-presidente na capital paulista. Ao sair do instituto, Falcão evitou comentários sobre as investigações que envolvem o ex-presidente. O dirigente disse que Lula estava "tranquilo", "bronzeado", brincou.

Também nesta segunda-feira, Lula também foi convidado pelo líder da bancada petista na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), para participar da reunião em que a legenda escolherá seu novo líder. O encontro será em Brasília na quarta-feira, 3. Lula confirmará a presença até esta terça, 2. Disputam a liderança os deputados Afonso Florence (BA), Paulo Pimenta (RS) e Reginaldo Lopes (MG). Falcão estará na reunião.

Pontos moeda