Política

Temer vem ao Espírito Santo, prega união e lança Lelo a prefeito de Vitória

Em seu discurso, Temer destacou a importância política do PMDB durante os processos políticos do Brasil. “Se não fosse a força do PMDB no Congresso, o país não teria feito o Plano Real

Encontro do PMDB conta com presença do vice-presidente Michel Temer Foto: Andréia Soares

O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, esteve no Espírito Santo nesta segunda-feira (15) e em seu discurso destacou a necessidade de ter um partido unido para buscar o cargo mais sonhado pelos peemedebistas há décadas: a presidência do Brasil. Ainda nesta oportunidade, ele lançou a candidatura do deputado federal Lelo Coimbra à Prefeitura de Vitória.

Em seu discurso, Michel Temer destacou a importância política do PMDB durante os processos políticos do Brasil.

“Se não fosse a força do PMDB no Congresso - Câmara e Senado - o país não teria feito o Plano Real. Foi o PMDB que garantiu a estabilidade no país. Durante o governo FHC quebramos monopólios. Trinta anos atrás, para comprar aparelho telefônico, demorava-se muito. Hoje temos que fugir das promoções”, destacou o vice-presidente da República.

Temer destacou ainda que foi o partido que conseguiu dar sustentação às políticas públicas e também à democracia.

“O PMDB acompanhou que o povo em um determinado momento viu que não queria só a democracia, viu que o povo queria mais. O povo queria pão na mesa. A população passou a dizer que não queria apenas a democracia do verbo e foi o PMDB que deu a governabilidade, apoiou as ações do governo, já que tinha maioria no Congresso”, lembrou Temer.

E para alcançar a presidência da República em 2018, cargo cobiçado pelo partido há tanto tempo, Michel Temer afirmou que o PMDB precisa manter prefeituras importantes, lançar novas candidaturas nas capitais e também fazer vereadores. No Espírito Santo, ele lançou a candidatura do deputado federal Lelo Coimbra.

“Em todo o país devemos fazer prefeitos. Teremos candidatos em várias capitais. No Espírito Santo, contaremos com a candidatura de Lelo Coimbra. Mas também teremos candidaturas importantes do Marcelo (Santos) em Cariacica, do Zanon (Guerino), em Linhares, e de tantos outros.

Otimista, o deputado Lelo Coimbra acredita que tem força e representatividade. “A presença da caravana aqui no Estado reforça que temos força e representatividade e que somos a opção para a Prefeitura de Vitória”, frisou o parlamentar. 

No mês que vem, o atual presidente do PMDB irá disputar a reeleição do partido. Até o momento, não apareceram candidatos de oposição na legenda.

Juntamente com o vice-presidente, também vieram o presidente e o vice-presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Moreira Franco e Eliseu Padilha, respectivamente.

“Nosso objetivo é eleger o presidente da República do Brasil. Estamos fazendo a caravana da humildade. Vamos percorrer esse caminho para que nos leve a 2018. Nosso objetivo é resgatar todo o crédito de confiança que primeiro tivemos com o MDB e depois com o PMDB, que sempre foi visto como instrumento na busca pela justiça social. Por isso tivemos grandes vitórias, mas não conseguimos eleger ainda o nosso presidente da República”, disse o presidente da fundação ligada ao PMDB, Moreira Franco.

E ele destacou que o partido não tem donos. “O PMDB não tem dono. Ele se organiza, ele debate. Isto está nos reavivando a fazer um partido forte”.

Em seu discurso, o ex-ministro da Aviação Civil e vice-presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Eliseu Padilha, elogiou três peemedebistas capixabas: o governador Paulo Hartung, a senadora Rose de Freitas, que não compareceu ao encontro peemedebista por estar com problemas de saúde, e o deputado Lelo Coimbra.

“Ele é o futuro prefeito de Vitória. Teremos aqui, sim, uma vitória. Nós precisamos aumentar representatividade nas capitais. Queremos mostrar que temos partido, que grandes temas nacionais são tocados por nós. Lelo será nosso prefeito de Vitória, repetiu Padilha.