Política

Maioria da bancada capixaba votou em Rodrigo Maia

Rodrigo Maia foi eleito com 293 votos, contra 105 de Jovair Arantes, 59 de André Figueiredo, 28 de Júlio Delgado, dez de Luiza Erundina e quatro de Jair Bolsonaro

Eleição começou por volta das 12h30 Foto: Agência Câmara

Ao menos 60% da bancada capixaba votou em Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados na tarde desta quinta-feira (2). São os casos de Lelo Coimbra (PMDB), Jorge Silva (PHS), Marcus Vicente (PP), Norma Ayub (DEM), Paulo Foletto (PSB) e Evair de Melo (PV). 

Seguindo definições dos seus partidos, os deputados federais Sergio Vidigal (PDT), Givaldo Vieira (PT) e Helder Salomão (PT) votaram em André Figueiredo (PDT-CE), representante da oposição no pleito. Já Carlos Manato (SD) votou em Jovair Arantes (PTB-GO).

"A maioria votou nele. Tem uma relação boa com o governo do Estado. É bom praa nós termos acesso", disse Manato.

"Os seis votos que a bancada capixaba deu a ele foram importantes. Rodrigo para nós vai ser bom, pois vamos dialogar com ele as reinvindicações que vêm do governo para este equilíbrio fiscal em curso no Espírito Santo", declarou Foletto.

"A eleição do Maia foi importante porque acumulou uma boa experiência nesse período e acabou sendo o melhor arranjo que possa dar conta da agenda Brasil que vamos enfrentar a partir da próxima semana, envolvendo as questões previdencária, tributária e política", afirmou Lelo Coimbra, maior apoiador de Maia no Espírito Santo.

Jorge Silva é outro que acredita que a eleição de Maia pode ajudar o Espírito Santo. "O relacionamento que a maioria da bancada tem com ele e o fato do Manato ter assumido cargo na Mesa facilita. A relação dele com o governador também. Esses aspectos ajudam o Espírito Santo".

Realizada na modalidade secreta, a votação culminou em 293 votos para Maia, 105 votos para Jovair Arantes, 59 votos para André Figueiredo (PDT-CE), 28 votos para Júlio Delgado (PSB-MG), dez votos para Luiza Erundina (Psol-SP) e quatro votos para Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Em agenda de campanha, Maia esteve no Espírito Santo no último dia 26 de janeiro, quando se encontrou com o governador Paulo Hartung (PMDB) e com quatro deputados federais capixabas: Lelo, Manato, Evair e Foletto. Na ocasião, ele defendeu a urgências das reformas trabalhista e previdenciária.

Pontos moeda