• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Segurança das divisas foi tratada em reunião no Palácio do Planalto

Política

Segurança das divisas foi tratada em reunião no Palácio do Planalto

Líder da maioria na Câmara, deputado Lelo Coimbra (MDB) participou da reunião, realizada em Brasília, nesta segunda, e que contou com a presença dos Conselhos de Defesa Nacional e da República

Presente na reunião do presidente Michel Temer (MDB) com os membros do Conselho de Defesa Nacional e Conselho da República, realizada nesta segunda-feira (19), em Brasília, o deputado federal Lelo Coimbra (MDB) revelou que abordou o tema das divisas na reunião.

"Coloquei o tema durante a reunião. Aleguei que os estados vizinhos ao Rio de Janeiro têm divisas sensíveis, principalmente o Espírito Santo. Sabemos que toda vez que medidas para melhorar a segurança pública são tomadas no Rio há um transbordo de gente vindo para o nosso Estado e é preciso fazer um planejamento com relação a isso", esclareceu o deputado, líder da maioria capixaba na Câmara.

Lelo detalhou ainda alguns pontos abordados na reunião, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), além de outros deputados e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministros da Justiça, das Relações Exteriores e da Fazenda.

"O ministro Raul Jungmann abordou cinco situações gravíssimas que estão acontecendo no Rio: (1) atualmente, existem 830 comunidades no Rio, com cerca de 1,1 milhão de habitantes, que estão sob controle das milícias, crime organizado e narcotráfico; (2) 43% das residências não consegue receber postais se não tiver proteção armada; (3) as igrejas católicas e protestantes suspenderam seus cultos a noite por causa da insegurança; (4) crianças estão em risco a todo momento e algumas são vítimas de balas perdidas; (5) o roubo de cargas cresceu bastante no Estado", apontou.

Após a reunião com os dois órgãos, a votação na Câmara acontecerá ainda nesta segunda-feira (19).

Reunião

O fluxo na divisa com o Rio está sendo tratada com cautela pelos órgãos capixabas, tanto que uma reunião entre os secretários de segurança pública do Sudeste com o ministro Torquato Jardim está programada para acontecer na próxima quinta-feira (22), em São Paulo. O secretário André Garcia está confirmado no encontro.