Política

Segurança das divisas foi tratada em reunião no Palácio do Planalto

Líder da maioria na Câmara, deputado Lelo Coimbra (MDB) participou da reunião, realizada em Brasília, nesta segunda, e que contou com a presença dos Conselhos de Defesa Nacional e da República

Presente na reunião do presidente Michel Temer (MDB) com os membros do Conselho de Defesa Nacional e Conselho da República, realizada nesta segunda-feira (19), em Brasília, o deputado federal Lelo Coimbra (MDB) revelou que abordou o tema das divisas na reunião.

"Coloquei o tema durante a reunião. Aleguei que os estados vizinhos ao Rio de Janeiro têm divisas sensíveis, principalmente o Espírito Santo. Sabemos que toda vez que medidas para melhorar a segurança pública são tomadas no Rio há um transbordo de gente vindo para o nosso Estado e é preciso fazer um planejamento com relação a isso", esclareceu o deputado, líder da maioria capixaba na Câmara.

Lelo detalhou ainda alguns pontos abordados na reunião, que contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), além de outros deputados e comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, ministros da Justiça, das Relações Exteriores e da Fazenda.

"O ministro Raul Jungmann abordou cinco situações gravíssimas que estão acontecendo no Rio: (1) atualmente, existem 830 comunidades no Rio, com cerca de 1,1 milhão de habitantes, que estão sob controle das milícias, crime organizado e narcotráfico; (2) 43% das residências não consegue receber postais se não tiver proteção armada; (3) as igrejas católicas e protestantes suspenderam seus cultos a noite por causa da insegurança; (4) crianças estão em risco a todo momento e algumas são vítimas de balas perdidas; (5) o roubo de cargas cresceu bastante no Estado", apontou.

Após a reunião com os dois órgãos, a votação na Câmara acontecerá ainda nesta segunda-feira (19).

Reunião

O fluxo na divisa com o Rio está sendo tratada com cautela pelos órgãos capixabas, tanto que uma reunião entre os secretários de segurança pública do Sudeste com o ministro Torquato Jardim está programada para acontecer na próxima quinta-feira (22), em São Paulo. O secretário André Garcia está confirmado no encontro.

Pontos moeda