Política

Governo do RJ quer polícia armada dentro das escolas

Secretário da Educação afirmou que medida partiria de pedido dos diretores das escolas do estado

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Governo do Rio de Janeiro quer criar um projeto para que policiais militares armados atuem dentro das escolas do estado a partir do mês de julho. Após anúncio do Ministério da Educação (MEC) de que pretende iniciar novas ações para ampliar o número de escolas cívico-militares no país.

Em entrevista no Palácio da Guanabar, o secretário de Educação do estado do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, afirmou que governo estaria atendendo a um pedido que partiu dos diretores das escolas.

Temática preocupa críticos da atuação da Polícia Militar (PM) e da militarização do ensino, pois o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), ambos de origem militar, teriam feito declarações em 2018, após o término do processo eleitoral, que o estado replicaria modelo de escolas militares existente em Goiás e no Amazonas. Fala ocorreu durante inauguração do III Colégio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias.

Na ocasião, o presidente teria afirmado "Com toda certeza, com o nosso querido governador chegando agora, com apoio do governo federal, esse modelo será estendido para vários outros municípios do estado do Rio de Janeiro".


Com informações do portal EBC / Agência Brasil.

Pontos moeda