Política

Após reunião com Lula, presidente Dilma inclui Toffoli na agenda desta manhã

Redação Folha Vitória

Brasília - Depois de uma reunião de quase quatro horas com o ex-presidente Lula, na terça-feira, 10, em São Paulo, que terminou por volta da meia-noite, a presidente Dilma Rousseff decidiu incluir em sua agenda na manhã desta quarta-feira, 11, um encontro com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, que também faz parte do Supremo Tribunal Federal.

Toffoli pediu ontem para fazer parte da segunda turma do STF, responsável pelo julgamento dos casos da Operação Lava Jato. Se for aceito o pedido de transferência do ministro, Toffoli poderá presidir a condução dos inquéritos, em substituição ao ministro Teori Zawascki, que é o atual relator dos processos que apuram esquema de corrupção na Petrobras. Toffoli já atuou como advogado do PT e assessor jurídico da Casa Civil no governo petista.

Ontem, no depoimento prestado à CPI da Petrobras na Câmara, o ex-gerente executivo da Diretoria de Serviços da estatal Pedro Barusco disse que o esquema de propinas na empresa se institucionalizou nos anos 2003 e 2004, quando começou o governo Lula. Barusco disse ainda que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu US$ 300 mil para o caixa de campanha de Dilma Rousseff em 2010.

Além de Toffoli, Dilma recebe nesta manhã antes de viajar para o Acre, outro protagonista do noticiário de ontem: o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que conduziu as negociações com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em torno da construção da nova tabela do Imposto de Renda, que seguirá um modelo escalonado de reajuste e cuja Medida Provisória com as mudanças já foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU). No Acre, a presidente Dilma visitará pessoas atingidas pelas enchentes e entregará moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.

Pontos moeda