Política

Nomes de políticos investigados serão conhecidos no início da noite

Redação Folha Vitória

Brasília - Os nomes dos políticos que serão investigados por possível envolvimento no esquema de corrupção deflagrado na Operação Lava Jato serão conhecidos no início da noite desta sexta-feira, 6. Os assessores do ministro Teori Zavascki, relator dos casos no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda trabalham nos últimos detalhes da decisão para autorizar abertura de inquérito, arquivamentos e retirada do sigilo do material.

A previsão é de que ao menos os nomes dos investigados sejam conhecidos após as 18 horas. As peças elaboradas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) devem se tornar públicas ao longo da noite. Os pedidos de investigação são baseados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os delatores citaram o envolvimento de parlamentares de cinco partidos: PT, PMDB, PP, PSDB e PSB.

No total, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a investigação de 54 pessoas com ou sem foro especial perante o STF - aproximadamente 45 desses nomes são de deputados e senadores com mandato.

Já se sabe que estão na lista de futuros investigados os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Fernando Collor (PTB-AL). As citações ao senador senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) estão entre os pedidos de arquivamento.

Pontos moeda