Política

Programa que qualificou mais de 3 mil pessoas de graça em Viana conquista prêmio nacional

O Programa Gerar conquistou o Prêmio Progredir, do Governo Federal, vencendo em primeiro lugar na Região Sudeste. Ao todo, participaram 1.668 municípios de todo o país

Um cenário de transformação e oportunidades. A aposta é garantir qualificação e apontar, assim, para caminhos na geração de emprego e renda para o cidadão vianense. Em um ano, mais de 3.400 pessoas já foram qualificadas de graça em cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar. A transformação que o Gerar tem feito nas vidas dessas pessoas chamou a atenção durante o Prêmio Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social, e tornou possível a conquista do primeiro lugar na Região Sudeste, durante premiação na quinta (15) feita pelo presidente Michel Temer.

Ao todo, 1.668 municípios estavam inscritos no prêmio. E quem ganha são os beneficiados pelo Programa, que receberá um convênio de até R$ 1 milhão para ampliação ou implantação das ações realizadas, atualmente, no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede, e em mais quatro Núcleos de Qualificação Profissional no município. O Gerar competiu com outros 123 projetos na região Sudeste do país.

O Progredir premia os municípios com os melhores projetos que visam à inclusão no mercado de trabalho e geração de renda para famílias cadastradas no CadÚnico. A equipe do Gerar apresentou o projeto em Brasília na quarta-feira (14), onde o resultado d as melhores iniciativas de inclusão produtiva de cada região do país anunciado. Um dos critérios levados em consideração no prêmio foi o fato do Gerar atender, prioritariamente, são as famílias atendidas pelo CadÚnico e Bolsa Família. Além de qualificar, o programa também aponta os caminhos do empreendedorismo e do mercado de trabalho com a Agência de Emprego.

Para o prefeito Gilson Daniel, a primeira colocação é o reflexo das estratégias desenvolvidas pelo Gerar na cidade. “Estamos muito felizes com o resultado, pois investimos muito no programa. Estamos buscando fortalecer cada vez mais o Gerar para oferecer mais oportunidades de geração de renda e abrir novas portas de emprego para o cidadão vianense”, disse.

Gerar

O Programa Gerar funciona tendo como base as unidades da Agência do Emprego e o Centro de Qualificação Profissional. A Agência funciona como uma central para direcionar o cidadão para oportunidades de emprego. Já no Centro de Qualificação Profissional, são oferecidas oportunidades de qualificação da mão de obra do cidadão vianense por meio de parcerias que o programa firmou com empresas e órgãos públicos. O programa também oferece possibilidade de ingresso ao ensino superior com bolsas nas principais faculdades do Estado e à formação técnica por meio de parceria com escolas.

Bolsas de Estudos

Em busca do diploma nas faculdades ou em um curso de nível superior hoje já são 618 bolsistas. O foco são os moradores inscritos no CadÚnico, direcionando-os , ainda, para vagas de estágios. Do total de bolsistas atendidos hoje, 175 são do CadÚnico e, deste montante, 56 conseguiram a vaga para estagiar na área. As aulas são em faculdade parceiras como a Fesav, a FAEV e a Pio XII. “Temos alcançado nosso objetivo. Muitas famílias passaram a ter a sua renda por meio do aprendizado obtido nos cursos e isso tem fomentado o empreendedorismo em muitos”, disse o prefeito Gilson Daniel.

Agência de Empregos

Em apenas nove meses de funcionamento, já são quase oito mil cadastros feitos na agência, sendo somente do CadÚnico mais de três mil pessoas. Foram encaminhados para vagas de emprego quase 700 pessoas.

Pontos moeda