Política

Em busca de vacina contra covid-19, Casagrande visita fábrica da Sputnik V

Governador quer adquirir doses de imunizantes, em conjunto com demais governadores, para acelerar o Plano Nacional de Imunização

Foto: Vera Canfran / GovernoES

O governador Renato Casagrande visitou, na manhã desta terça-feira (2) em Brasília, a fábrica da União Química, responsável no Brasil pela produção da vacina russa Sputnik V. Ele e outros governadores querem adiantar ao máximo o Plano Nacional de Imunização (PNI). 

"A Sputnik V tem capacidade de ofertar 10 milhões de doses nos meses de março e abril. E a partir de abril, o laboratório tem condições de produzir oito milhões de doses por mês. Somadas às vacinas do Butantan e Fiocruz, podemos acelerar o PNI. Esse é o nosso intuito com a visita", destacou.

O Ministério da Saúde segue resistente quanto a compra de doses pelos governos estaduais. "O Ministério da Saúde está dizendo que não será preciso, que comprarão todas as vacinas. Mas, nós governadores, nos colocamos à disposição para comprar e incorporar ao PNI. Importante destacar que o Ministério da Saúde disse que poderá ampliar a entrega e comprar 38 milhões de doses nos próximos três meses com a Sputnik, Covax e Biontec", completou.

A visita ainda contou com a presença dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; Alagoas, Renan Filho; Tocantis, Mauro Carlesse; Ceará, Camilo Santana; Pernambuco, Paulo Câmara; Piauí, Wellington Dias; e Mato Grosso, Mauro Mendes, e também de representantes do Ministério da Saúde e da embaixada russa.

Ainda nesta terça-feira, os governadores terão um encontro na Residência Oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), sobre a possível compra de vacinas pelos estados.  

Pontos moeda