Política

Professores entrarão na lista de prioridade da vacinação contra covid-19

Caso Estado consiga comprar vacinas de laboratórios, Secretaria de Estado da Saúde confirmou inclusão de professores e profissionais da segurança pública

Foto: EBC

Os profissionais da educação estão no radar do governo estadual para vacinação contra a covid-19. A Secretaria de Saúde e o próprio governador, Renato Casagrande (PSB), já sinalizaram que a classe entrará no grupo prioritário de imunização. O entrave para isso continua sendo a falta de vacinas.

Segundo a Sesa, “caso o Estado consiga adquirir vacinas diretamente com os laboratórios, pretende contemplar professores e profissionais da segurança pública”. A reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) foi discutida na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

“Conversei com o Nésio (Fernandes, secretário da Saúde) e com o governo do Estado. A decisão já está tomada. Os profissionais da Educação serão priorizados com a chegada da vacina. Ponto. Mesmo que o plano nacional de vacinação diga o contrário. Essa é uma decisão de governo”, disse o presidente da Comissão, Bruno Lamas (PSB). Ainda tramita na Casa projeto de lei de autoria do deputado para incluir profissionais da área na lista prioritária.

A classe comemorou a decisão. “Hoje, há muita preocupação e medo por parte dos profissionais em estarem contraindo a doença. Defendemos a prioridade na vacinação, tendo em vista o retorno das aulas presenciais, mesmo de forma híbrida”, comentou Noemia Simonassi, diretora do Sindiupes.

Promessa

No dia 19 de fevereiro, em reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que vai alterar o Plano Nacional de Vacinação (PNI) para incluir os professores como prioridade na estratégia de imunização. A medida é uma das reivindicações dos gestores municipais. 

Pontos moeda