Política

Caiado apresenta questão de ordem para eleger hoje comissão do impeachment

Redação Folha Vitória

Brasília - Logo após a leitura, nesta terça-feira, 19, da decisão da Câmara que admitiu a denúncia do impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), apresentou uma questão de ordem para tentar garantir a instalação, ainda nesta terça, da Comissão Especial da Casa para discutir o afastamento da presidente.

Caiado cobrou que Renan reveja a decisão de abrir prazo de 48 horas para que os líderes partidários indiquem os integrantes do colegiado. Esse prazo, informou mais cedo o presidente do Senado, abriria margem para que a comissão só seja aberta na próxima terça-feira, 26.

Embasando-se na Constituição, na Lei dos Crimes de Responsabilidade e no regimento interno do Senado, Caiado disse que a indicação dos integrantes da comissão pode ser feita já na mesma sessão da leitura, o que levaria à instalação do colegiado nesta terça. Ele afirmou que Renan tem decidido conforme a norma geral e não com base nas legislações específicas.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) fez coro a Caiado e disse que "não há espaço para a procrastinação". Segundo ele, está se tratando de um procedimento de tamanha urgência e relevância. "Estamos tratando de um processo de afastamento da presidente da República no momento em que o País clama", defendeu o tucano.

O senador petista Lindbergh Farias (RJ) disse que não se pode tirar o direito de se indicar em até 48 horas os nomes para a Comissão Especial. Os governistas apostam nesse prazo mais alongado para instalar a comissão.

Renan ainda não decidiu a respeito do questionamento.

Pontos moeda