Política

1ª pesquisa de intenção de votos dos capixabas será divulgada pela FlexConsult/Rede Vitória nesta 2ª

A pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2018 da Rede Vitória foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Em outubro deste ano, os brasileiros vão comparecer às urnas para eleger um novo presidente da República, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores. Ciente da importância desta eleição, capaz de mudar o quadro político e institucional do país, a FlexConsult/Rede Vitória apresenta a primeira pesquisa de intenção de votos dos capixabas, com registro na justiça eleitoral. A pesquisa abre a participação da opinião pública no processo eleitoral antes restrito somente às cúpulas políticas e partidárias.

A pesquisa, realizada pelo instituto FlexConsult em parceria com a Rede Vitória, será divulgada, na próxima segunda-feira (16), simultaneamente no Jornal da TV Vitória e no Jornal Online Folha Vitória, a partir das 19 horas. O instituto é certificado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) e a European Society for Opinion and Marketing Research (ESOMAR), certificadora internacional.

O FlexConsult, responsável pela pesquisa eleitoral, é referência em opinião e no mercado. A coordenação técnica da pesquisa ficou a cargo do representante brasileiro na sociedade internacional de políticas sociais e cientista político Fernando João Pignaton, especialista em Políticas Públicas pela UFES, e da psicóloga Ana Paula Levier, doutora em psicologia pela Universidade Paris VII.

De acordo com os responsáveis, o público foi questionado sobre a preferência nas candidaturas ao governo do Estado e ao Senado.

"Realizamos a pesquisa em um período que é um dos marcos de toda eleição: o período de filiação partidária e de desincompatibilização, previstos na legislação. A partir de agora, o quadro eleitoral começa a se organizar de forma definitiva", disse o diretor da FlexConsult e cientista político, Fernando Pignaton.

Ainda assim, Pignaton ressaltou que o cenário eleitoral está indefinido. "Foram analisados diversos cenários para o governo do Espírito Santo, incluindo disputa de segundo turno. Para o Senado, que este ano serão duas vagas, foi realizada a pesquisa espontânea e a estimulada com os principais candidatos citados até o momento. O cenário de candidatos, no entanto, ainda segue indefinido", ressaltou.

A metodologia da pesquisa teve como base um levantamento estatístico de tipo survey, indicada quando se deseja responder questões que expressem opiniões, costumes ou características de um determinado público-alvo. As entrevistas são domiciliares, sendo os entrevistados escolhidos ao acaso nos bairros.

A primeira pesquisa de intenção de votos para as Eleições 2018 da Rede Vitória foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ficar por dentro do cenário político capixaba e também nacional, acompanhe reportagens diárias do jornal online Folha Vitória

Pontos moeda