Política

Assembleia aprova proposta de Hartung para modernizar controle interno

Aprovado em plenário pelos deputados estaduais, o projeto tem como objetivo padronizar normas e procedimentos internos para avançar nas políticas internas de controle e transparência

Hartung apresenta projeto de modernização de controle interno a secretários. (Foto: Leonardo Duarte - Divulgação/Governo)

O governador Paulo Hartung realizou, na manhã desta terça-feira (16), no Palácio Anchieta, uma reunião com secretários do governo e diretores de órgãos e empresas públicas estaduais para apresentar o Projeto de Lei que prevê a modernização do controle interno do Poder Executivo Estadual.

Aprovado em plenário pelos deputados estaduais, o projeto tem como objetivo padronizar normas e procedimentos internos para avançar nas políticas internas de controle e transparência.

Segundo Hartung, o Espírito Santo é pioneiro nessa modernização no país. “Vamos estabelecer na máquina pública essa atribuição no desafio do controle e transparência em todas as etapas do processo, por isso, a ideia da legislação para consolidar uma política de Estado”, garantiu.

O secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Eugênio Ricas, afirmou que a modernização trará mudanças significativas para o Estado.

"Essa lei prevê mudanças profundas, porém sem impacto orçamentário. A maior mudança será cultural, onde os próprios órgãos ficarão responsáveis por auditorias simples nas duas primeiras instâncias e a Secont passa a fazer auditorias de gestão", explicou Ricas.

Pontos moeda