Política

Honraria para Jean Wyllis e líder do MST na Assembleia cria guerra entre deputados estaduais

Oito deputados assinaram um requerimento para barrar o pedido das honrarias apresentadas pela deputada Iriny Lopes

Foto: Reprodução

Um projeto de decreto legislativo (PDL) de autoria da deputada Iriny Lopes (PT) vem dividindo a opinião de deputados e causando polêmica na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A petista quer conceder título de Cidadania Espírito-Santense para o ex-deputado federal Jean Wyllys e a um dos fundadores do Movimento sem Terra (MST) João Pedro Stédile.

Ao todo, oito deputados assinaram um requerimento para barrar o pedido das honrarias apresentadas pela deputada Iriny Lopes. Segundo a própria Assembleia, a análise prévia sobre projetos que concedem títulos de cidadania normalmente é feita pelas comissões, e não pelo Plenário. No entanto, o requerimento encabeçado pelo deputado Euclério Sampaio (sem partido) e lido nesta terça-feira (10), na Ales, pede que o Plenário decida se os títulos serão concedidos ou não. O requerimento foi deferido pela Mesa Diretora também na sessão desta terça e seguiu para a análise da Comissão de Justiça.

A polêmica vê se estendendo desde que o deputado estadual Lorenzo Pazolini (sem partido) causou a ira da esquerda ao homenagear a ministra da Mulher, Damares Alves.

A deputada Iriny Lopes (PT) criticou da tribuna, a postura dos colegas parlamentares por pedirem a análise. “Pelo respeito real que tenho ao direito de cada um indicar aquilo que pensa, é que eu defendo, inclusive, que essas pessoas possam manter as suas indicações como eu manterei as minhas, até o final, porque estou falando de duas pessoas honestas, decentes e com serviços prestados”, defendeu Iriny em referência a Wyllys e Stédile.

A questão levantou debate. Sergio Majeski (PSB) se disse surpreso com a reação dos parlamentares ao pedido de Iriny para concessão do título de cidadania a Jean Willys e João Pedro Stédile. Destacou que a indicação dos nomes segue critérios particulares de cada parlamentar, apesar de a regra definir que seja concedido a pessoas com relevantes serviços prestados ao Espírito Santo.

O socialista também avaliou que existem assuntos mais importantes a serem debatidos no Parlamento em favor da sociedade, como as emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O requerimento 207/2019 assinado por oito deputados pede que os PDLs 35 e 36/2019, de Iriny Lopes, sejam apreciados, conclusivamente, pelo Plenário. Além de Euclério, assinam o documento Carlos Von (Avante), Capitão Assumção (PSL), Vandinho Leite (PSDB), Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Pastor Marcos Mansur (PSDB) e Torino Marques (PSL).

Pontos moeda