Política

Prefeito de Guarapari oferece contraproposta e servidores conquistam reajuste salarial

A deliberação do sindicato aconteceu nesta manhã (14) no Complexo Esportivo Maurice Santos

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução

Após o anúncio de uma possível paralisação nesta sexta-feira, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães convidou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Direta e Indireta e do Poder Legislativo do Município de Guarapari (Sintrag), Thiago Magno para uma conversa. O sindicato havia decidido pela paralisação por não conseguirem o reajuste salarial referente à data-base, prevista para o mês de maio, que não foi aplicado pela prefeitura aos servidores.

Durante o evento de entrega dos uniformes dos agentes comunitários de saúde na noite de ontem (13), o prefeito anunciou que, depois de dialogar com o sindicato e oferecer uma contraproposta, iria aplicar o piso dos servidores e que todos os trabalhadores seriam beneficiados da forma que fosse possível.

Na manhã de hoje, o Sintrag reuniu os servidores para apresentar e deliberar a contraproposta recebida pelo prefeito. “Todas as categorias aceitaram o que foi ofertado pelo Edson”, garantiu o presidente.

Foto: Leitor/whatsapp
A deliberação dos servidores aconteceu nesta manhã.

Segundo Thiago Magno, o aumento será feito de acordo com a data-base e diferenciado pelos níveis e suas defasagens salariais, tanto para ativos quanto inativos. “Para o nível fundamental, foi proposto o reajuste de 23, 21 e 19%, para o médio e técnico, 15 e 12% e para o superior 6%”, descreveu.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Administração apresentou ao Sintrag uma proposta de reestruturação do atual Plano de Cargos e Vencimentos dos servidores efetivos de Guarapari, com uma variação de até 23,27%.

Com a aprovação unânime das categorias, a proposta segue para a tramitação legal. “Nossa decisão será protocolada na prefeitura e depois segue para o protocolo da Câmara, para virar pauta e ser votada. Com a aprovação dos vereadores, a prefeitura já pode liberar o aumento. Se tudo acontecer até dia 20 deste mês, em julho nós já teremos nossos salários reajustados”, enfatizou Thiago.

Pontos moeda