Política

Inquérito contra Rodney Miranda em Goiás é arquivado

Ex-prefeito de Vila Velha e ex-secretário de Segurança do Espírito Santo foi acusado de grampear telefones e de receber dinheiro para promover bombeiro

Foto: Instagram Ronaldo Caiado
Rodney reassumiu nesta quinta o cargo de secretário de Segurança de Goiás

Depois de ser acusado de grampear telefones e aceitar dinheiro para promover um bombeiro em Goiás, estado onde atua como secretário de Segurança, a investigação contra o ex-prefeito de Vila Velha Rodney Miranda foi arquivada. Em evento para anunciar o retorno de Rodney  ao cargo, o governador Ronaldo Caiado (DEM) disse nesta quinta-feira que os "excessos" cometidos pelo seu primo Jorge Caiado ocorreram em "momento de muita emoção" e informações equivocadas. 

Conversas em um aplicativo de mensagens foram vazadas e nelas, o primo do governador do estado, Jorge Caiado, dizia que o secretário havia grampeado seu tele,fone e teria aceitado R$ 1 milhão para que um oficial bombeiro entrasse na lista de promoções da corporação goiana. Depois do vazamento, Rodney colocou o cargo à disposição do governador, mas acabou voltando atrás e tirou 15 dias de férias. O período terminou nesta quinta (25).

Foi instaurado inquérito para apurar as informações e Polícia Civil de Goiás anunciou arquivamento por falta de provas. Em uma rede social, o governador Ronaldo Caiado elogiou a postura do ex-prefeito de Vila Velha.

"O comprometimento com a verdade e o combate à corrupção sempre foram diretrizes em nossa gestão. Trouxe para trabalhar comigo somente pessoas nas quais eu confio. E é como sempre digo: ninguém está acima do bem ou do mal. E se você foi acusado de praticar qualquer atividade de caráter duvidoso, você deve se colocar à disposição para esclarecê-la. Foi o que aconteceu com nosso secretário, Rodney Miranda. Ele abriu mão de seu foro privilegiado enquanto secretário de Estado, se afastou do cargo por 15 dias e solicitou, ainda, que a investigação fosse ampliada para que Ministério Público, Controladoria Geral e Tribunal de Justiça também acompanhassem todo o processo. Pois, bem: inquérito feito e concluído, confirmando a idoneidade de Rodney. Sendo assim, assunto encerrado, matéria vencida, e vamos continuar combatendo a criminalidade em Goiás!", escreveu Caiado.

Questionado se vai processar Jorge Caiado, Rodney disse que prefere aguardar os outros dois inquéritos - um que apura o vazamento do áudio do primo do governador e outro que investiga a participação de agentes públicos nos ataques. "Considero encerrada essa etapa triste e vou seguir com a mesma disposição para continuar essa marcha de combate à criminalidade e à corrupção", afirmou o secretário em discurso de volta ao cargo.

Pontos moeda