Política

Contarato pede apreensão do passaporte de Ricardo Salles

O senador capixaba se juntou a parlamentares de oposição por entender que há “verdadeiras chances” de Salles fugir do país para não ser responsabilizado pelos supostos crimes atribuídos a ele

Luana Damasceno de Almeida

Redação Folha Vitória
Foto: gabriel lordelo / estadao

O senador Fabiano Contarato (Rede) se juntou a outros treze parlamentares de oposição para pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) apreenda o passaporte de Ricardo Salles. 

“Não podemos permitir que Salles saia do país. Ele pediu demissão do cargo no momento em que uma investigação contra si estava finalmente chegando muito perto de uma iminente responsabilização criminal. Com todos os fatos gravíssimos que cercaram sua péssima gestão, precisamos garantir que ele não tenha condições de deixar o Brasil”, afirmou Contarato.

Para os congressistas, há “verdadeiras chances” de Salles fugir do país para não ser responsabilizado pelos supostos crimes cometidos. "Ele renunciou ao seu cargo para fazer o processo voltar à estaca zero, o que naturalmente dificulta sua responsabilização criminal", defende o grupo. 

Leia também: "Salles não soube dar importância à preservação dos biomas" criticou Casagrande

Demissão 

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles pediu demissão do governo, nessa quarta-feira (23), alegando motivos familiares. Ele enfrentava resistência até mesmo de nomes do alto escalão do governo federal. 

Salles teve uma gestão marcada por tensões com parlamentares e organizações não governamentais, e deixa a pasta em meio a recordes negativos de desmatamento e queimadas na Amazônia.

Ele ainda enfrenta duas investigações no Supremo Tribunal Federal que tratam da venda de madeira ilegal. Quem assume a pasta é Joaquim Álvaro Pereira Leite, secretário da Amazônia e serviços ambientais. 


Pontos moeda