Política

De obras em avenidas a praia artificial: Euclério quer dar "nova cara" à Cariacica dos 131 anos

No dia do aniversário da cidade, prefeito detalha as principais obras que serão realizadas nos próximos anos

Foto: Prefeitura de Cariacica / Claudio Postay

Há quem diga que Cariacica é tão especial que tem até duas datas de aniversário. A emancipação do município foi em dezembro de 1890. Entretanto, por influência da Igreja Católica, o aniversário também é celebrado no Dia de São João Batista, em 24 de junho. Então, para todos os efeitos, hoje é dia festa na cidade: Cariacica comemora 131 anos.

Com um passado de desafios e superação, o município busca, segundo o prefeito Euclério Sampaio (DEM), um futuro consistente na rota do desenvolvimento.

Para isso, a prefeitura aposta na realização de obras para dar “nova cara” à cidade, como a revitalização da Avenida Expedido Garcia, em Campo Grande, e da Avenida América, no bairro Jardim América. O trecho é cortado por um valão e motivo de reclamações por parte dos moradores, principalmente quando chove.

Também está na agenda de obras da cidade melhorias na BR 262 após a conclusão da municipalização do trecho. “Nós vamos fazer uma pista com passagem de dois níveis para acabar com os sinais, e humanizá-la para ser a principal avenida do município de Cariacica e um cartão postal da cidade”, garantiu o prefeito.

Euclério ainda busca alavancar o número de grandes empresas no município, potencializando novos investimentos. Neste sentido, ele sancionou projeto de lei para garantir benefícios fiscais a companhias que se instalarem em Cariacica. 

"Já temos mais de 20 empreendimentos vindo para a cidade. Tem empresas grandes, a nível nacional”, adiantou.

Uma das principais novidades anunciada recentemente foi a revitalização do Porto de Santana, com a instalação de uma praia artificial e quiosques. “Vamos apostar nessa obra que é um sonho antigo da população. E não é só turismo, é valorização da área, é geração de emprego, é um centro gastronômico, é a valorização da nossa cidade e um sonho do povo.”

Sem criticar gestões passadas, o prefeito defende a união para avançar nos projetos para a cidade. 

"Hoje eu tenho a união do governador, de senadores, de deputados federais, de todos os deputados estaduais de Cariacica e muitos de fora. Com isso, amanhã (quinta-feira) vai ser anunciada a maior entrega de convênios e anúncios de obras da história da nossa cidade, com seis meses de gestão". 


Veja os planos de Euclério Sampaio para a cidade: 

Foto: Prefeitura de Cariacica


Cariacica tem algumas regiões de maior destaque, como Campo Grande. Como garantir melhor estrutura e desenvolvimento para as demais regiões do município?

Nós estamos criando polos de desenvolvimento e melhorando a mobilidade urbana nos grandes centros. Amanhã (quinta-feira) nós vamos publicar o edital do início da revitalização da área de Campo Grande, que é a reforma da pracinha. Estamos fazendo diversas obras na entrada de Cariacica e dentro do município, atuando tanto na área rural quanto na sede do município. 

Se você for lá hoje já vai ver a mudança na cidade. Sobre a questão de Itacibá, o governador Renato Casagrande em breve vai dar uma obra de serviço que vai melhorar a parte viária da rodovia José Sette, de Itacibá até a sede do município.

Esses bairros tem uma estrutura melhor em relação a outras regiões. E as demais regiões do município?

Temos o polo industrial na 447, da Leste Oeste, da Rodovia do Contorno para abranger todo o município de Cariacica. Já temos mais de 20 empreendimentos vindo para a cidade. Tem empresas grandes, a nível nacional, vindo para Cariacica.

A chegada de novas empresas para a cidade se mostrou um gargalo nos últimos anos. A prefeitura sancionou projeto para conceder benefícios fiscais e atrair empresas para o município. Existem outras iniciativas previstas?

Cariacica hoje tem a melhor logística do Estado. Além de incentivos fiscais estamos mudando a legislação de obra para poder atrair investimentos imobiliários para cá. Estamos fazendo uma mudança geral para melhorar a cidade.

Falando em turismo, o senhor anunciou a revitalização do Porto de Santana, com a instalação de uma praia artificial. Por que apostar nessa obra para alavancar o turismo na cidade? O que mais vai ser feito?

Apostar nessa obra por que é um sonho antigo da população. E não é só turismo, é valorização da área, é geração de emprego, é um centro gastronômico, é a valorização da nossa cidade. Além dessa obra tem o parque da biquinha, vamos criar o Parque Municipal do Moxuara, municipalizar a BR 262, do Trevo da Segunda Ponte até o viaduto da Ceasa. Vamos humanizá-la e transformá-la na principal avenida do Estado.

Como está o processo de municipalização da BR 262?

Já está bem adiantado. Será do início da Segunda Ponte até o viaduto da Ceasa. Nós vamos fazer uma pista com passagem de dois níveis para acabar com os sinais, vamos humanizá-la para ser a principal avenida do município de Cariacica e ser um cartão postal da cidade. É um investimento caro mas temos o apoio do governador Renato Casagrande, vamos buscar verba federal e tem a verba própria.

Cariacica é um município com muito trabalho a ser feito mas pouco dinheiro em caixa. Como superar esse gargalho histórico?

Nós estamos superando com união, parceria. Eu preguei na minha campanha união. Hoje eu tenho a união do governador, de senador, de deputados federais, de todos os deputados estaduais de Cariacica e muitos de fora. Com isso, amanhã (quinta-feira) vai ser anunciada a maior entrega de convênios e anúncios de obras da história da nossa cidade, com seis meses de gestão.

O que o senhor destaca?

Tem a obra da Avenida América, em Jardim América, que será de 45 milhões. Vai ser feita toda infraestrutura e urbanização daquela avenida que é um valão. Tem o Parque da Biquinha e o início da revitalização de Campo Grande, começando pela mudança da pracinha. Vamos construir uma pracinha moderna, e depois revitalizar toda a Expedido Garcia, com calçada cidadã, novos pontos de ônibus. 

Tem a revitalização de Cariacica Sede, com obras na infraestrutura do bairro. O anúncio da construção do Parque do Espelho D’água na região de Aparecida e mais algumas coisas que o governador vai anunciar que talvez sejam a cereja do bolo.

Como o senhor avalia esses quase seis meses de gestão?

Eu encontrei uma prefeitura que você paga despesa, encontrei ela com finanças com nota A, organizada. Então o que Cariacica precisa é atrair investimentos, gerar emprego agora e arrecadação em um futuro próximo. A cidade está mais limpa, bonita e autoestima do nosso cidadão melhorou muito.

Quais são os principais desafios da cidade e o que o senhor planeja para o futuro de Cariacica?

Eu quero uma Cariacica igualada aos demais municípios da Grande Vitória, com saúde de primeira, nossa educação já é a melhor do Espírito Santo. É o primeiro município que tem centros de mídias. Eu desafio qualquer um a falar que não é a melhor do estado.

O que o senhor comemora e do que se orgulha hoje?

Comemoro a parceria que com muita luta e união nós conseguimos em favor da nossa cidade. União com o governador, deputados estaduais e federais e principalmente com o munícipe. Vendo o munícipe mais alegre com uma gestão que atua em favor dele.

Algum recado para o morador da cidade?

Eu quero dizer para cada munícipe da cidade que onde a prefeitura ainda não chegou, tenha um pouco de paciência que eu vou chegar em cada rua, em cada casa do nosso município de Cariacica.

Pontos moeda