• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Aprovada realização de debates sobre política externa com candidatos à Presidência

Política

Aprovada realização de debates sobre política externa com candidatos à Presidência

As audiências devem ocorrer a partir de agosto, em datas a serem definidas de comum acordo com as assessorias dos candidatos. A intenção é conhecer seus planos para a política externa.

Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos estão entre os candidatos que vão disputar a presidência Foto: Divulgação

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (17), requerimento para a realização de audiências públicas com os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014. A intenção é conhecer seus planos para a política externa.

De acordo com o autor da proposta, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da CRE, os debates oferecerão uma “oportunidade ímpar” para que a sociedade brasileira possa conhecer, de forma mais aprofundada, a visão de mundo, as propostas e estratégias com que os candidatos pretenderão, caso eleitos, conduzir-se na seara internacional.

As audiências devem ocorrer a partir de agosto, em datas a serem definidas de comum acordo com as assessorias dos candidatos.

Vários senadores elogiaram a iniciativa, considerada “inédita” na história política brasileira. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) sugeriu que os eventos ocorram no Plenário do Senado, para permitir mais acesso, seja de senadores, deputados ou espectadores, o que foi acatado pelo autor.

Já Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu que o tema dos debates não se restringisse aos temas da CRE, mas abrangesse outros assuntos, para que a Casa conheça a plataforma de governo dos presidenciáveis. Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou a ideia de a TV Senado realizar debates com os candidatos.