• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Nós fizemos a Copa das Copas, diz Dilma

Política

Nós fizemos a Copa das Copas, diz Dilma

Brasília - Quase 17 horas depois da última derrota da seleção brasileira para a holandesa, que deixou o País em quarto lugar no campeonato mundial de futebol da Fifa, a presidente Dilma Russeff divulgou carta enviada aos jogadores da seleção brasileira na qual destaca que "nós, brasileiros, não levamos a Taça, mas fizemos a Copa das Copas", acrescentando que, "sem vocês, isso jamais seria possível". Na correspondência, endereçada aos "queridos jogadores e querida Comissão Técnica", a presidente afirma que "vocês - e o futebol brasileiro - são maiores do que quaisquer resultados passageiros".

Tentando reverter um pouco do clima de decepção que tomou conta do País, depois da goleada de 7 a 1 para a Alemanha, na terça-feira passada, agravado pela derrota de ontem, por três a zero para a Holanda, Dilma Rousseff destacou ainda em sua carta aos jogadores que "o que permanecerá mais forte no coração do nosso povo serão os momentos de alegria que vocês nos proporcionaram nesta Copa e que, seguramente, irão nos garantir em Copas futuras". E justificou: "principalmente porque todos nós, sem exceção, saberemos aproveitar as lições de agora para melhorar ainda mais o nosso futebol, dentro e fora dos estádios". Para a presidente, "é assim que vamos ampliar a história de sucesso da nossa seleção". Dilma encerra a carta agradecendo aos jogadores e à comissão técnica: "recebam nosso carinho e nosso sincero agradecimento".

Ao final de todas as partidas, a presidente Dilma vinha postando mensagens em seu twitter comentando os resultados. Ontem ela não se manifestou pessoalmente. Mas, o Palácio do Planalto parabenizou, na página do Facebook do Palácio do Planalto a seleção brasileira. "Valeu, Seleção! Estar entre as melhores não é para qualquer uma. Parabéns!", informava a mensagem da Presidência da República. Na mesma rede, Planalto parabenizou também a Holanda pelo terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014. Pouco antes da partida de ontem, a presidente Dilma Rousseff, tinha afirmado estar com fé na seleção.

Dilma Rousseff está desembarcando daqui a pouco no Rio de Janeiro, onde participa, a partir das 12h30, no Palácio da Guanabara, de almoço oferecido em homenagem aos Chefes de Estado e de Governo que estão no Brasil para participar do encerramento da Copa do Mundo FIFA 2014. Às 16 horas, todos estarão no Maracanã para assistir à final entre Alemanha e Argentina, seguida da cerimônia de premiação da Copa. Dilma volta para Brasília na noite deste domingo.