Política

Após fala de Ricardo Ferraço, sessão na Assembleia cai por falta de quórum

Senador debateu a construção da EF 118, que vai ligar Vitória a Presidente Kennedy. Sessão acabou pouco tempo depois da fala do tucano

O senador Ricardo Ferraço entre os deputados Marcelo Santos, Erick Musso e Enivaldo dos Anjos | Foto: Divulgação/Ales

A sessão ordinária desta segunda (09) na Assembleia Legislativa começou com 29 deputados registrando presença em Plenário (apenas o deputado Gildevan Fernandes estava ausente). Logo após o rito do pequeno expediente, os parlamentares quebraram o protocolo e abriram espaço para o senador Ricardo Ferraço (PSDB) debater sobre as dificuldades em torno de uma definição com o Governo Federal para a construção da malha ferroviária ligando o porto de Tubarão, em Vitória, ao município de Presidente Kennedy, no sul do estado, a chamada EF 118, que posteriormente vai ligar o ES ao RJ e estabelecer conexões também com SP e a região Centro-Oeste. A presença de Ferraço não era esperada, ao menos não havia sido divulgada anteriormente nem constava da ordem do dia. 

Com o discurso extenso feito pelo senador tucano, e também o alvoroço em torno do anúncio do governador Paulo Hartung de que não vai mais ser candidato à reeleição, o quórum no Plenário da Assembleia foi diminuindo cada vez mais. Ao final da fala de Ferraço, havia 12 deputados, número insuficiente para votar a pauta, mas que ainda permitiu que a sessão se mantivesse para discursos. Pouco tempo depois, às 16h59, uma nova verificação de quórum foi feita pelo deputado Sérgio Majeski, quando apenas sete parlamentares responderam presença. Sem quórum para se manter, a primeira sessão da semana caiu sem que nenhum projeto fosse votado.


Pontos moeda