Política

Justiça Eleitoral publica lista de mesários

Os escolhidos terão que comparecer no primeiro turno, em 5 de outubro, e também em caso de eventual segundo turno, em 26 de outubro. Não é facultado ao eleitor optar por trabalhar ou não

Os mesários escolhidos terão que comparecer no primeiro turno, em 5 de outubro Foto: Agência Brasil

A Justiça Eleitoral publicou nesta quarta-feira (6) a lista de todos os eleitores que trabalharão como mesários na eleição deste ano – o prazo previsto em lei é de 60 dias antes do primeiro turno, em 5 de outubro. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é de que 2 milhões de eleitores trabalhem como mesários em outubro próximo. No Espírito Santo, a lista já está disponível, basta clicar aqui.

O prazo para se apresentar como mesário voluntário para este ano já se encerrou. Todos os escolhidos pelos juízes para a função receberam comunicação oficial por meio de carta – o TSE ressaltou que não faz comunicações por e-mail.

Os escolhidos terão que comparecer no primeiro turno, em 5 de outubro, e também em caso de eventual segundo turno, em 26 de outubro. Não é facultado ao eleitor optar por trabalhar ou não. Mas é possível pedir dispensa ao juiz eleitoral. Cada pedido será analisado individualmente.

Se o eleitor convocado para mesário não comparecer no dia da eleição, tem até 30 dias após o pleito para justificar a ausência. Quem não comparecer e nem justificar, pode responder por descumprimento de ordem judicial, com pena de multa.

O mesário tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, preferência no desempate em concursos públicos (quando estiver previsto em edital) e auxílio-alimentação no dia da votação. Não podem ser mesários os candidatos e parentes até segundo grau e menores de 18 anos.

Pontos moeda