Política

Justiça eleitoral falta julgar 3% das candidaturas no Espírito Santo

O órgão encerrou nesta quinta-feira , dentro do prazo o julgamento dos registros de candidaturas. No entanto ainda faltam ser julgados recursos, o que representa 3% das candidaturas

TRE-ES encerrou o julgamento de registros de candidatura Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) terminou nesta quinta-feira de julgar os registros de candidaturas, como previa o calendário da Justiça Eleitoral. Mas ainda, segundo a assessoria de imprensa do órgão, 3% das candidaturas ainda serão julgadas, já que há recursos.

A assessoria informou ainda que não há prazo para esses recursos serem julgados pelo TRE. Uma das candidaturas pode mudar o candidato a vice na chapa do concorrente ao Governo do Estado Roberto Carlos (PT)

A vice dele, Célia Tavares, teve o registro indeferido porque ela se recusou a ser mesária. A coligação recorreu alegando que Célia não poderia sofrer penalidade de ser inelegível, já que sua recusa em ser mesária foi justa, tendo em vista que é filiada a um partido, no caso o PT, e também era, à época, agente política, exercendo o cargo de secretária de Educação de Cariacica, o que vem a ser dois motivos que, legalmente, impossibilitariam a atual candidata a ser mesária.

O recurso de Célia será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).