• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ida de Cid e Ciro Gomes para o PDT está 100% acertada, diz Lupi

Política

Ida de Cid e Ciro Gomes para o PDT está 100% acertada, diz Lupi

Brasília - O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou na noite desta segunda-feira, 17, que o embarque dos irmãos Cid e Ciro Gomes na legenda está "100% acertado". Segundo o dirigente, os últimos detalhes foram negociados em almoço realizado na última quarta-feira, 12, em Brasília, que também contou com a participação de integrantes do grupo dos Gomes, do Ceará. "Está 100% acertada a ida deles para o PDT", afirmou Lupi ao jornal "O Estado de S. Paulo".

Cid e Ciro, atualmente no Pros, devem se reunir nesta noite em Fortaleza com os demais aliados para baterem o martelo. "Eles devem anunciar nos próximos dias. Não fizeram nenhuma exigência, só colocaram algumas preocupações pontuais referentes à disputa local, mas que serão resolvidas sem problemas", disse o presidente do PDT.

Considerados como as principais lideranças do Pros, Cid e Ciro Gomes se queixam da condução do partido criado em 2013. Entre os problemas apontados está o processo de filiação normalmente feito pelas comissões nacional, estaduais e municipais. No Pros, após mudança no regimento interno ficou determinado que qualquer filiação só pode ser feita passando pela direção nacional, tal medida estaria causando descontentamento nos diretórios estaduais.

Apesar dos avanços nas negociações, a tendência é que um possível desembarque dos deputados federais, que fazem parte do grupo dos Gomes, não ocorra neste momento, uma vez que os parlamentares correriam o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. "Neste caso, a nossa expectativa é que se vote a proposta no Congresso que abre a janela para mudança de partidos", afirmou Lupi.