Política

Nota do BNDES lamenta 'tentativas de manipular diálogo entre Lula e executivo'

Redação Folha Vitória

Rio - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou NESTA sexta-feira, 14, nota em que lamenta "tentativas, na imprensa e em redes sociais, de manipular e distorcer informações buscando envolver" a instituição em "algo supostamente nebuloso" a partir da divulgação do diálogo por telefone do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) com o executivo da Odebrecht Alexandrino de Salles Alencar.

A transcrição da conversa foi anexada pela Polícia Federal (PF) aos autos da operação Erga Omnes, 14ª fase da Lava Jato. Segundo a PF, na noite de 15 de junho de 2015, às 20h06, uma pessoa que se identifica por 'Moraes' telefona para Alexandrino Alencar e passa a ligação para o ex-presidente. A PF não grampeou o ex-presidente. O alvo era Alexandrino Alencar, que acabou sendo preso preventivamente quatro dias depois.

"Na conversa, Lula e Alexandrino abordam sobre a temática do seminário promovido pelo Valor Econômico, intitulado de 'Uma agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços', já amplamente descrito neste relatório de análise de interceptação telefônica, tratando dos polêmicos financiamentos do BNDES às empreiteiras brasileiras, incluindo a Odebrecht", assinala o relatório policial.

Pontos moeda