Política

Kerry defende referendo revogatório na Venezuela, após encontro com Serra

Redação Folha Vitória

- Em pronunciamento depois de um encontro com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, afirmou que uma solução política para a Venezuela é uma questão "humanitária" e defendeu a realização do referendo revogatório que encurta o mandato do presidente Nicolás Maduro.

"É preciso que haja consonância entre governo e oposição, não para que um supere o outro. Esperamos ter um compromisso democrático para responder às necessidades humanitárias deste país. Gostaria de enfatizar a importância de um referendo com a observância da separação de poderes e liberdade de manifestação.", afirmou Kerry, ao lado de Serra, no Palácio do Itamaraty no Centro do Rio.

O secretário de Estado elogiou "os esforços do Brasil na luta contra a corrupção" e disse que os Estados Unidos estão prontos a colaborar neste esforço, inclusive com extensão para outros países.

Kerry ressaltou a importância das relações entre Brasil e EUA e disse que espera que agora sejam intensificadas. "Discussões políticas aqui no Brasil não permitiram que florescesse plenamente o potencial das nossas parcerias", afirmou, em referência ao governo da presidente afastada Dilma Rousseff.

Kerry elogiou os "esforços fabulosos" que foram feitos pelo País para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos. "Estamos cooperando para que os Jogos sigam em segurança e bem sucedidos, um esforço muito grande foi feito para isso." (Luciana Nunes Leal)

Pontos moeda