Política

Maia vai pautar parecer e não projeto de Resolução no caso Cunha, dizem deputados

Diferente do parecer, o projeto permite que sejam apresentadas emendas, o que abriria a oportunidade para aliados do peemedebista tentarem aprovar uma pena mais branda do que a cassação

Redação Folha Vitória
Sliados de Cunha pressionam Maia para que ele coloque em votação no plenário o projeto de Resolução Foto: Agência Câmara

Brasília - Os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ) afirmaram nesta segunda-feira, 22, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que colocará para ser votado no plenário o parecer pela cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) aprovado pelo Conselho de Ética da Casa - e não um projeto de Resolução.

No domingo, dia 21, a Coluna do Estadão mostrou que aliados de Cunha pressionam Maia para que ele coloque em votação no plenário o projeto de Resolução, e não o parecer. Isso porque, diferente do parecer, o projeto permite que sejam apresentadas emendas, o que abriria a oportunidade para aliados do peemedebista tentarem aprovar uma pena mais branda do que a cassação.

"Ele disse que não vai fazer nada de diferente do que sempre foi feito na Casa", disse Molon, que é líder da Rede, após reunião de líderes partidários com Maia. "Ele disse que jamais alteraria o que é praxe da Casa. Ou seja, que colocará em votação o parecer do Conselho de Ética", emendou Alencar. Procurado, Maia não respondeu as mensagens enviadas pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A votação do caso de Cunha está marcada para o dia setembro. O líder da Rede tenta, porém, antecipar a votação. Molon prometeu apresentar na sessão desta segunda-feira requerimento pedindo para Maia convocar a votação para 19h desta terça-feira, 23. Segundo Molon, além da Rede, seis partidos apoiam o requerimento: PT, PCdoB, PDT, PSB, PPS e PSOL. A inclusão do pedido na pauta, porém, depende de decisão do presidente da Câmara.

Pontos moeda