Política

Deputado Gildevan Fernandes é condenado pela Justiça na Operação Sanguessuga

A decisão, tomada pelo juiz Aylton Bonomo Junior no último dia 16, determina que o deputado faça o ressarcimento de R$ 17.242,00 aos cofres públicos

O deputado estadual Gildevan Fernandes (PMDB) foi condenado por improbidade administrativa a perda de mandato e suspensão dos direitos políticos por cinco anos conta de fraudes relacionadas a Operação Sanguessuga, deflagrada pela Polícia Federal em 2006.

A decisão, tomada pelo juiz Aylton Bonomo Junior no último dia 16, determina que o deputado faça o ressarcimento de R$ 17.242,00 aos cofres públicos. Todas as medidas, no entanto, só serão realizadas após o processo transitar em julgado, ou seja, quando o parlamentar não puder mais recorrer em instâncias superiores.

Na sentença, o juiz afirma que "a organização criminosa atuou preponderantemente com recursos provenientes de emendas parlamentares direcionadas para a área de Saúde, notadamente a programas relacionados à compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares".

Ele reitera, entretanto, que "embora não haja provas de obtenção de proveito patrimonial próprio, verifica-se a existência de atuação dolosa do réu (Gildevan), no contexto de esquema criminoso de projeção nacional".

Resposta

Além de confirmar que vai recorrer da decisão, o deputado afirmou que "foi o secretário de saúde que licitou, homologou e adjudicou o bem", finalizou o deputado dizendo que a secretaria de saúde é autonôma e que tem a própria contabilide e comissão de licitação.


Pontos moeda