Eleições 2022

Política

Governo Casagrande é aprovado por 61% dos eleitores, segundo pesquisa Real Time Big Data

No cenário em que é solicitada aos entrevistados uma avaliação do atual governo, 45% dos eleitores o considera ótimo (19%) ou bom (26%)

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Governo do ES

 O governo de Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição, é aprovado por 61% dos 1.500 eleitores ouvidos na pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a RecordTV, e divulgada nesta quinta-feira (25),

Ainda de acordo com levantamento, 34% dos entrevistados reprovam a gestão de Casagrande. Outros 5% não responderam se aprovavam ou reprovavam a gestão "casagrandista".

Detalhamento

Já no cenário em que é solicitada aos entrevistados uma avaliação do atual governo, 45% dos eleitores o considera ótimo (19%) ou bom (26%), quando somados os dois percentuais apresentados no levantamento.  

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Real Time Big Data: Magno Malta lidera com 33% a disputa para o Senado no ES

Enquanto isso, outros  26%  dos entrevistados avaliam como regular o comando do atual governador à frente do Palácio Anchieta.  

LEIA TAMBÉM:  Real Time Big Data: pesquisa mostra Casagrande com 49% para governo do ES; Manato tem 21%

Os que consideram o governo do socialista ruim (15%) ou péssimo (10%) totalizam 25% dos entrevistados. Por outro lado, 4% dos eleitores ouvidos na pesquisa não souberam opinar ou não quiseram responder ao questionário.

Liderança

Casagrande lidera a disputa visando ao comando do Executivo estadual com 49% das intenções de voto para governador do Espírito Santo, ainda segundo o levantamento da Real Time Big Data. 

Os índices se referem à pesquisa estimulada, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa eleição para governador do Estado pela segunda vez, aparece em segundo lugar como o nome escolhido por 21% dos eleitores entrevistados.

O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon (PSD) marcou 6% na pesquisa; enquanto o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede) aparece com 4% das intenções de voto. Eles estão tecnicamente empatados pela margem de erro.

Aridelmo Teixeira (Novo) e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) também empatam na pesquisa, com 2%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato do PRTB, Cláudio Paiva, não pontuou.

Os eleitores que disseram que votariam em branco ou nulo no pleito deste ano representam 6% dos entrevistados. Já outros 10% disseram ainda não saber em quem votar ou não souberam responder.

Espontânea

Assim como na estimulada, a pesquisa espontânea da Real Time Big Data, - que é quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados -, mostra Casagrande na preferência da maioria dos eleitores ouvidos durante o levantamento.

O atual governador tem 22% das intenções de voto dos que citaram seus candidatos espontaneamente. Enquanto isso, Manato foi o nome lembrado por 12% dos entrevistados.

O empate fica com os dois ex-prefeitos que disputam o pleito e que concorrem ao Executivo estadual pela primeira vez. Guerino e Audifax aparecem empatados com 2% das intenções de voto.

Já Aridelmo marcou apenas 1% no levantamento. 3% dos eleitores ouvidos citaram outros nomes. Os candidatos Capitão Vinícius Sousa (PSTU) e Claudio Paiva (PRTB) não foram citados pelos entrevistados.

Por outro lado, 12% dos entrevistados disseram que votariam branco ou nulo no pleito de outubro.

A pesquisa registrou um alto percentual de eleitores que não souberam opinar ou não quiseram responder sobre em que candidato votarão para governar o Estado pelos próximos quatro anos, foram 46% no total. 

Pesquisa

A pesquisa ouviu 1.500 capixabas e foi realizada entre terça (23) e quarta-feira (24), com eleitores de vários municípios do Espírito Santo. A margem de erro para este levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Pontos moeda