Eleições 2022

Política

Real Time Big Data: 4 candidatos ao governo do ES têm 30% ou mais de rejeição, diz pesquisa

Levantamento mostra que Casagrande é rejeitado por 34% dos eleitores ouvidos; o atual governador também é o favorito na pesquisa estimulada de intenção de voto

Tiago Alencar

Redação Folha Vitória
Foto: Foto: TSE/Divulgação

A pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a RecordTV, e divulgada nesta quinta-feira (25), aponta que quatro dos sete candidatos ao governo do Espírito Santo registraram índices de 30% ou mais de rejeição entre os eleitores capixabas.

O levantamento mostra que Renato Casagrande (PSB), que tenta a reeleição, lidera os índices com 34% de rejeição por parte dos capixabas ouvidos na pesquisa de intenção de voto realizada entre terça (23) e quarta-feira (24), com eleitores de vários municípios do Estado.

O segundo candidato com a maior rejeição é o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputa o governo do Estado pela segunda vez. Manato é rejeitado por 33% do eleitorado. 

Ele é seguido por Guerino Zanon (PSD), ex-prefeito de Linhares, com 32%. Em quarto lugar em rejeição, aparece Aridelmo Teixeira (Novo) que pontua 30%.

A lista de quem os leitores não votariam de jeito nenhum se completa com Audifax Barcelos (Rede), 29%; Capitão Vinícius Sousa (PSTU), 27%; e Claudio Paiva (PRTB), 26%.



Estimulada

Na pesquisa estimualda, em que são apresentados os candidatos ao governo, Casagrande lidera a disputa ao Palácio Anchieta com 49% das intenções de voto.

Pesquisa

A pesquisa ouviu 1.500 capixabas e foi realizada entre terça (23) e quarta-feira (24) com eleitores de vários municípios do Espírito Santo.

A margem de erro para este levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022. 

LEIA TAMBÉM: 

>> Real Time Big Data: pesquisa mostra Casagrande com 49% para governo do ES; Manato tem 21% 

>> Pesquisa Real Time Big Data: Magno Malta lidera com 33% a disputa para o Senado no ES


Pontos moeda