Política

Lula reclama da estratégia da campanha de Padilha em SP

Redação Folha Vitória

São Paulo - Em conversa com petistas depois de um comício, nessa quinta-feira, 4, no Recife, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas à condução da campanha do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. "Quem está fazendo a campanha que o PT deveria fazer é o Paulo Skaf (PMDB)", disse Lula, segundo relato do senador Humberto Costa.

A expectativa é que Lula explicite as críticas nesta sexta, 5, durante plenária com lideranças petistas de São Paulo no auditório do Anhembi.

No Recife, Lula reclamou da falta de enfrentamento de Padilha com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Isso estaria fazendo com que o voto antitucano, naturalmente propenso a ir para o PT, esteja migrando para a candidatura de Skaf.

Padilha está empacado nas pesquisas de intenção de voto. Desde o início informal da campanha, o ex-ministro da Saúde tem apostado em um discurso mais à direita, com objetivo de capturar parte do eleitorado de Alckmin. No entanto, segundo petistas, o efeito tem sido o contrário. Além de não conseguir tirar votos do governador, Padilha tem perdido os votos tradicionalmente do PT.

Para Lula, o ex-ministro precisa fazer uma campanha "mais petista" se quiser chegar a um patamar mínimo de 20% dos votos e viabilizar a realização de um segundo turno. Nas duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana, o candidato petista aparece com 7% das intenções de voto.

Pontos moeda