Eleições 2018

Política

Bolsonaro lidera pesquisa e quatro candidatos estão empatados em 2º

Pesquisa Datafolha ouviu 2.804 eleitores na segunda-feira (10). O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais

Jair Bolsonaro | Foto: reprodução

Diego Junqueira, do R7, em São Paulo

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, lidera pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (10) com 24% das intenções de voto. O deputado federal subiu dois pontos percentuais com relação à última pesquisa do instituto, realizada em 21 de agosto, quando aparecia com 22% da preferência do eleitorado.

O levantamento foi o primeiro realizado em todo o país após o ataque a faca sofrido pelo deputado federal na última quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG).

A pesquisa Datafolha mostra também uma disputa cabeça a cabeça pela segunda vaga no segundo turno. Há quatro candidatos tecnicamente empatados, considerando a margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que aparecia com 10% no levantamento de 21 de agosto, agora tem 13%. Marina Silva (Rede) caiu cinco pontos, passando de 16% para 11% na preferência do eleitorado.

Na sequência aparece o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), que oscilou dentro da margem de erro, de 9% para 10%.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que deve substituir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cabeça da chapa do PT, foi quem mais cresceu, de acordo com o Datafolha, passando de 4% para 9%.

Em seguida aparece Alvaro Dias (Podemos), que passou de 4% para 3%. Mesmo percentual de Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo), que tinham 2% no levantamento anterior.

Depois vem Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota), que mantiveram o índice de 1% do levantamento anterior.

João Goulart Filho (PPL), que apareceu com 1% na última pesquisa, agora ficou com 0%. O candidato Eymael (DC) também não pontuou.

A pesquisa mostra uma queda nas intenções de votos em branco ou nulo, caindo de 22% para 15%. A quantidade de entrevistados que não souberam ou não responderam à pesquisa oscilou de 6% para 7%.

O Datafolha ouviu nesta segunda 2.804 eleitores em 197 municípios brasileiros. O nível de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo" e foi registrada no TSE 9Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR 02376/2018.

Rejeição

O Datafolha também mediu o índice de rejeição de cada um dos postulantes ao Planalto. Veja a seguir:

Bolsonaro: 43%

Marina: 29%

Alckmin: 24%

Haddad: 22%

Ciro: 20%

Cabo Daciolo: 19%

Vera: 19%

Eymael: 18%

Boulos: 17%

Meirelles: 17%

João Goulart Filho: 15%

Amoêdo: 15%

Alvaro Dias: 14%

Rejeita todos/não votaria em nenhum: 5%

Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%

Não sabe: 6%

Segundo turno

Veja a seguir algumas simulações que o Datafolha pesquisou para o segundo turno.

Ciro X Bolsonaro

Ciro: 45%

Bolsonaro: 35%

Branco/nulo: 17%

Não sabe: 3%

Marina X Bolsonaro

Marina: 43%

Bolsonaro: 37%

Branco/nulo: 18%

Não sabe: 2%

Alckmin X Bolsonaro

Alckmin: 43%

Bolsonaro: 34%

Branco/nulo: 20%

Não sabe: 3%

Haddad X Bolsonaro

Haddad: 39%

Bolsonaro: 38%

Branco/nulo: 20%

Não sabe: 3%

Ciro X Alckmin

Ciro: 39%

Alckmin: 35%

Branco/nulo: 23%

Não sabe: 3%.

Pontos moeda