Política

Guarapari apresenta candidatos a deputado Estadual e Federal

As campanhas estão a todo vapor enquanto algumas candidaturas ainda aguardam julgamento da Justiça Eleitoral.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
No dia 7 de outubro, eleitores de todo o Brasil vão às urnas no primeiro turno. | Foto: Reprodução

Ao todo, 613 candidatos buscam uma vaga na Assembleia Legislativa do estado do Espírito Santo. Em Guarapari, cinco disputam os votos para se elegerem deputados estaduais: Alcenir Rocha (PSB), Carlos Von (Avante), Gedson Merízio (PSB), Junior Auto Escola (PMB) e Wendel Lima (PTB). Todos eles com candidatura deferida pela Justiça Eleitoral, inclusive Wendel, que teve candidatura contestada por ausência de filiação partidária no TRE, em uma ação de autoria do deputado estadual Enivaldo dos Anjos, do PSD, antigo partido dele.

Para a Câmara Federal, no Espírito Santo, tentam 169 candidatos. Dantas Ebenezer (PRB), Maria Helena (PPS), Professora Regina (PSB) e Ted Conti (PSB) representam a cidade. Maria Helena, Regina e Ted tiveram as candidaturas deferidas, já Dantas aguarda julgamento.

A situação de Maria Helena foi definida após recurso, já que a candidata havia sido impugnada por ausência de filiação partidária em uma ação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Indeferidos

As candidaturas de Rosana Pinheiro (PSD), contestada também pelo MPE por não desincompatibilização, ou seja, prazo para deixar de exercer cargo público para tentar pleito eleitoral, e de Bira Lyra (PDT), foram indeferidas pela Justiça Eleitoral que, no caso do candidato Bira, entendeu que faltaram documentos para registro correto. De acordo com a assessoria do candidato, o partido assumiu o erro e já recorreu da decisão. Enquanto aguarda, Bira segue em campanha.

* Com base nas informações obtidas no site do TSE.

Pontos moeda