Política

Horário eleitoral no rádio e na TV termina nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira também é o último dia para a realização de debates, comícios e propagandas políticas em reuniões públicos

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão do primeiro turno das eleições 2018, termina nesta quinta-feira (4), com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal.

O período de propaganda foi menor neste ano, com dois blocos de 25 minutos por dia, de segunda a sábado, em dias intercalados para os diferentes cargos.

Hoje também é o último dia para propaganda política em reuniões públicas, promoção de comícios e uso de aparelhagem de sonorização fixa, entre 8h e meia-noite.

Os debates no rádio e na televisão também só podem ocorrer até essa data, mas as transmissões que começarem nesta quinta-feira à noite, por exemplo, podem se estender até às 7h do dia seguinte.

A divulgação de pesquisas eleitorais é permitida até o sábado, para todos os cargos. Já as pesquisas de boca de urna, realizadas no dia do primeiro turno, somente poderão ser divulgadas depois de encerrado o pleito em todo o país, no caso das pesquisas para a disputa presidencial, e a partir das 17h fica permitida a divulgação das pesquisas para os cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

As propagandas eleitorais no rádio e na TV voltam a ser veiculadas no dia 12 de outubro e ficarão no ar até o dia 26 de outubro. Na TV, o primeiro bloco começa às 13h e o segundo às 20h30, enquanto no rádio os horários de veiculação são 7h e outro às 12h. O tempo de 20 minutos será dividido igualmente entre os candidatos.