CORONAVÍRUS

Política

'A caneta Bic é minha', afirma Bolsonaro sobre aquisição de vacina chinesa

A fala do presidente acontece após o seu vice, Hamilton Mourão, afirmar que o governo vai comprar a vacina chinesa

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro declarou que "a caneta Bic" é dele", ao falar sobre a possível compra da vacina chinesa. A fala do chefe do executivo aconteceu durante uma entrevista ao R7 Planalto.

A afirmação do presidente ocorre após o vice, Hamilton Mourão (PRTB), dizer que "é lógico" que o governo brasileiro comprará a Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

"O governo vai comprar a vacina, lógico que vai. Já colocamos os recursos no Butantan para produzir essa vacina. O governo não vai fugir disso aí", disse Mourão à revista Veja.

Fortes discussões

O imunizante chinês tem se tornado alvo de constantes debates entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), seu adversário político. Em reunião com os governadores, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, chegou a dizer que o governo não iria disponibilizar a vacina no Sistema Único de Saúde (Sus), mas a decisão foi vetada pelo presidente.

Bolsonaro ainda disse que o governo não faria investimento em uma vacina que não recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, na última quarta-feira (28), a agência liberou a importação da matéria-prima necessária para fabricação das primeiras doses do imunizante.

* Com informações do Portal R7


Pontos moeda