Política

Reforço na segurança: 400 policiais civis são nomeados e vão começar a atuar em todo ES

Os nomes dos aprovados serão publicados no Diário Oficial do Estado. Eles terão o prazo legal de 30 dias para tomar posse do cargo

Foto: Reprodução / TV Vitória

O Espírito Santo terá 401 novos policiais civis. O governador Renato Casagrande assinou, na última quarta-feira (20), o decreto para a nomeação dos candidatos que finalizaram o Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Estado (PCES), do concurso público de 2018.

Ao todo, serão 85 novos escrivães, 147 investigadores, cinco psicólogos, além de 77 peritos criminais, 53 auxiliares de perícia médica legal, 29 médicos legistas e cinco assistentes sociais, que passam a reforçar o efetivo da instituição. 

Os nomes dos aprovados serão publicados no Diário Oficial do Estado. Eles terão o prazo legal de 30 dias para tomar posse do cargo. Durante a formatura dos novos policiais, realizada em Vitória, Casagrande destacou a importância do trabalho dos policiais no combate à criminalidade no Espírito Santo. 

“Eu tenho certeza que, com todos juntos, nós poderemos elevar esses resultados para também estarmos nas primeiras posições como o Estado situado na área de segurança pública", declarou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, lembrou do compromisso dos novos policiais com a sociedade.

"Ser policial não é vestir a capa de herói, mas assumir as vestes do compromisso com a sociedade, do bem-estar dos cidadãos, da paz social e, principalmente, do fiel cumprimento da legislação”, frisou.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, lembrou que, desde o início da atual gestão vem sendo feita a recomposição dos efetivos das polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. 

"Investindo em Segurança Pública, com ações voltadas para recomposição de recursos humanos, inteligência, equipamentos e infraestrutura, ampliamos a capacidade de resposta das agências policiais no enfrentamento ao crime e na prevenção da violência e da criminalidade”, apontou.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, o foco do Governo é repor o efetivo perdido com a falta de ingressos nas instituições policiais, por conta da falta de investimentos e concursos.

“Já temos outros concursos autorizados e seguiremos com o objetivo de retomar o caminho da redução da violência que estamos registrando nos últimos anos”, afirmou Ramalho.

Pandemia deixou curso de formação dos novos policiais mais barato 

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Polícia firmou uma parceria com Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para a realização da primeira parte das disciplinas do Curso de Formação Profissional, que foram ofertadas na modalidade online, com transmissão em tempo real.

Já a segunda etapa ocorreu de forma presencial com aulas ministradas nas dependências da Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol). Com isso, houve uma redução de gastos financeiros com o curso. O curso estava orçado em R$ 7 milhões e foi finalizado com o investimento de R$ 1,1 milhão.

Pontos moeda