Política

Vitoriosos, Casagrande e Lula citam democracia e governo para todos

Renato Casagrande (PSB) foi reeleito com 53,8% dos votos para governador do Espírito Santo. Já Lula (PT) foi eleito presidente com 50,9% dos votos válidos

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo/Thiago Soares/Folha Vitória

Na votação deste domingo (30), Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do Espírito Santo e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolhido presidente da República. No discurso da vitória, ambos os eleitos disseram que irão governar para todos, independentemente da ideologia política, e destacaram a importância da democracia para a sociedade.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

O resultado do segundo turno começou a sair por volta das 18h. Com 85,51% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Casagrande já estava matematicamente eleito com 53,80% dos votos válidos

Carlos Manato (PL), que também concorria ao cargo do Executivo Estadual, havia recebido, até aquele momento, 46.20% dos votos válidos. O percentual se manteve até a totalização da apuração dos votos no Espírito Santo, que ocorreu às 19h11.

No discurso da vitória, o governador reeleito agradeceu o apoio dos eleitores e apoiadores, e frisou que o resultado das eleições é consequência do diálogo. 

"Esta união significa a capacidade que eu tive de liderar um projeto amplo que permitiu, nesse ambiente político polarizado e difícil no Estado, ganhar a eleição. Isso é uma demonstração clara daquilo que a gente quer fazer nos próximos quatro anos", afirmou.

LEIA TAMBÉM: Abstenção no ES cai no 2º turno em comparação com o 1º nas eleições

Casagrande disse ainda que o diálogo está aberto a todos que queiram trabalhar com ele, independentemente da posição ideológica. Ao ser questionado sobre a alta polarização no Senado, o escolhido para ocupar o Palácio Anchieta por mais quatro anos disse que a união será a palavra-chave que norteará o seu mandato nas mais diferentes esferas políticas.

No cenário nacional, a disputa foi ainda mais acirrada. Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos. O atual presidente e candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), teve 49,10%.

Assim como Casagrande, durante o primeiro discurso após o fim das eleições, o candidato eleito do PT destacou a importância da união do povo brasileiro. Lula disse que o resultado é uma vitória do povo brasileiro e, principalmente, da democracia. 

"Não interessa a ninguém viver em uma família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazendo os laços de amizade, rompidas pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver num país dividido e em permanente estado de guerra. Este país precisa de paz e de união", afirmou Lula. 

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro é o 1º presidente a perder desde que existe reeleição no Brasil

Lula reafirmou o compromisso de campanha e disse que, durante o seu mandato, irá lutar contra o preconceito e a discriminação e por um país democrático.

"Enfrentar sem trégua o racismo, o preconceito, a discriminação, para que brancos, negros e indígenas tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Só assim seremos capazes de construir um país de todos, um Brasil igualitário, cuja prioridade seja as pessoas que mais precisam. Uma Brasil com paz, democracia e oportunidade", acrescentou.

ENTENDA AS ELEIÇÕES NO ES E NO BRASIL NOS MAPAS ABAIXO:



LEIA TAMBÉM: 

>> Casagrande ganha em 61 cidades do ES e Manato em 17 no 2º turno

>> Bolsonaro venceu Lula em 61 cidades do Espírito Santo 

>> Lula venceu em 13 estados e Bolsonaro em 14

Pontos moeda