Eleições 2022

Política

2º turno: Casagrande lidera com 53% e Manato tem 47%, mostra pesquisa Real Time Big Data

O resultado considera os votos válidos, ou seja, não são contabilizados os votos brancos e nulos

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem Folha Vitória

A primeira pesquisa Real Time Big Data com a intenção de votos para o segundo turno das eleições 2022 mostra que o candidato à reeleição, Renato Casagrande (PSB) lidera a disputa ao Palácio Anchieta com 53% das intenções de votos válidos. Carlos Manato (PL) aparece no levantamento com 47%

Dentro da margem de erro, que é de 03 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos empatam tecnicamente.


Veja abaixo: 

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Casagrande aparece com 48%, enquanto Manato tem 42% das intenções de voto. Dos entrevistados, 6% responderam que votarão em branco e outros 4% disseram que não sabem ou não responderam. Confira: 

Veja dos dados entre grupos sociais

No recorte da pesquisa por renda do eleitor, Casagrande lidera com 54% das intenções de voto entre aqueles que recebem até dois salários mínimos. Para quem recebe entre dois e cinco salários mínimos, a preferência é por Manato, que tem 47%. Os dois candidatos estão empatados com 47% entre aqueles que recebem mais de cinco salários.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Por gênero, Casagrande lidera entre as mulheres, com 49%  das eleitoras ouvidas no levantamento dizendo votar no socialista no pleito de 30 de outubro; entre os eleitores do sexo masculino, 48% dos homens afirmaram escolher o atual governador como candidato chefe do Executivo estadual. 

 O mesmo recorte traz Manato com 38% das mulheres dizendo voltar nele, enquanto o eleitores do sexo masculino que apoiam o ex-deputado federal somam 46% dos votos.

Entre os católicos, a preferência é por Casagrande, com 50% dos votos contra 39% para Manato. Já entre os evangélicos, há um empate com 45% das intenções de voto para os dois candidatos.

>> Clique aqui e acompanhe a cobertura das eleições 2022 no Folha Vitória!

A pesquisa

Durante a pesquisa da Real Time Big Data, encomendada pela TV Vitória em parceria com a Record TV, foram ouvidos 1.000 eleitores de todas as regiões do Espírito Santo nos dias 11 e 12 de outubro.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-05269/2022.

Pontos moeda